Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/12/2011

Programa EJA: Formandos recebem certificados de conclusão

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Prefeito entre os alunos da Turma sob a responsabilidade da professora Andréa Bertolini Ramos

O programa EJA (Educação de Jovens e Adultos) realizou na última terça-feira, 13, a formatura do Termo II (A e B) da EMEF "Marcos Trench", quando 23 alunos das professoras Jussara Teixeira Giembinsk e Andréa Cristina Bertolini Ramos receberam seus certificados das mãos do prefeito João Luís dos Santos que, ao lado do secretário de Educação, professor Cledivaldo Aparecido Donzelli, é um dos incentivadores desse projeto em Penápolis.

Mas além do diploma, que abrirá portas para o mercado de trabalho, o aprendizado proporcionou a satisfação pessoal dos alunos em ver, nas letras, um horizonte de possibilidades jamais visto por aqueles que aprenderam ler e escrever. Exemplos de Maria Raimunda de Almeida Rocha, que na vontade de ler um jornal, anotar os recados deixados para a patroa e até mesmo desenvolver uma receita culinária resolveu participar do curso. "Hoje, para se ter ideia de como a minha vida melhorou, tirei até carteira de habilitação", disse Maria Raimunda, lembrando o incentivo da patroa para que ela entrasse no curso de alfabetização.

Soraya Ismail, bastante orgulhosa da conquista de Maria, disse que a qualidade de vida dela melhorou muito. "Acredito que melhorou para todos nós. Hoje ela (Maria) tem sua carteira de habilitação e com sua moto vai para onde quer, consegue anotar os recados, fazer as receitas e ler o jornal", disse Soraya, buscando incentivar outras pessoas na mesma condição de sua funcionária, para que busquem o conhecimento.

Esse exemplo, que sensibilizou o prefeito João Luís, foi mais um motivo para que a parceria entre a Prefeitura e o MEC, através do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, possa continuar no próximo ano, beneficiando mais pessoas da comunidade. Além do prefeito João Luís, manifestaram sobre o projeto a chefe do Ensino Fundamental, professora Adriana Lacava Ruffato Soliani e Andréia Alcântara, coordenadora de Extensão do Instituto Federal. Todos elogiaram os formandos pela iniciativa de retornarem aos estudos, evidenciando que nem mesmo as dificuldades que eles encontraram foram obstáculos para parar no meio do caminho.

O trabalho na Educação de Jovens e Adultos esteve sob a coordenação de Susana Palmira Ferracini Escardoveli e a direção da unidade escolar é de Maria Sílvia Marqui Gulherme. No final da solenidade as alunas Maria Aparecida Sertanejo e Cassandra da Silva mostraram o que aprenderam no curso, lendo as mensagens de suas respectivas salas para o público, entre familiares e amigos, que compareceram ao Lúmine para prestigiar a formatura.

As professoras Jussara e Andréa foram homenageadas e agraciadas com um vaso de flores, registrando assim o carinho dos alunos que durante o ano estiveram com elas no curso de alfabetização. Secom - PMP

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade