Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/08/2007

Programa beneficia estrada do Córrego Grande

Até o final do mês de agosto devem ser iniciadas as obras de adequação da estrada rural do bairro Córrego Grande, dentro das ações previstas pelo Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas. O trecho a ser beneficiado tem extensão de quatro quilômetros, sendo localizado entre a igreja do bairro até a SP-300 (Rodovia Marechal Rondon), no sentido da Fazenda São José.

Segundo informou o chefe da Casa da Agricultura de Penápolis, Valdir Dias, a adequação a ser feita no referido trecho inclui quebra de barrancos, levantamento do leito da estrada, construção de desviadores de água (lombadas), curvas de nível laterais e colocação de pedra britada.

Ainda de acordo com Dias, a licitação para contratação da empresa que executará o serviço já foi efetuada pelo EDA (Escritório de Desenvolvimento Agrícola - Araçatuba), sendo que a vencedoras foi a Transterra, de São José do Rio Preto, pelo valor de R$ 131.995,00. “A assinatura do contrato com a empresa deve ocorrer na próxima semana. O prazo de conclusão dos trabalhos é de 90 dias”, revelou.

A realização do programa no município ocorre por meio de convênio entre a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Penápolis. O Programa de Microbacias Hidrográficas tem objetivo de promover o desenvolvimento rural sustentável através da conscientização sobre a necessidade de conservar os recursos naturais. A microbacia do Córrego Grande foi escolhida para este benefício em função de já possuir uma associação de produtores que atua em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural para atingir os objetivos do programa.

 

Características

O programa estadual visa eliminar problemas causados por erosões, viabilizar a recuperação de áreas degradadas, reduzir os custos de manutenção das estradas rurais, diminuir os riscos de poluição da água e contaminação de alimentos, evitar intoxicação pelo uso de agrotóxicos, fortalecer a organização dos produtores rurais e transformar os agricultores e suas famílias em agentes de desenvolvimento, entre outras.

Os recursos para as ações são financiados pelo Banco Mundial e podem ser investidos em capacitação e aquisição de máquinas e equipamentos que diminuam os danos ao meio ambiente, melhorando a qualidade de vida no campo.

No caso da adequação da estrada rural do Córrego Grande, o chefe da Casa da Agricultura explicou que os serviços a serem executados favorecerão a recuperação do meio ambiente com a prevenção às erosões e assoreamento do córrego que corta e dá nome ao bairro. “Fazendo as curvas de nível, as lombadas e outros trabalhos complementares pode-se evitar que toda a terra da estrada seja levada pela enxurrada até o manancial”, concluiu.

Na parceria estabelecida com o Estado, a Prefeitura de Penápolis dá a sua contrapartida através de serviços complementares, como por exemplo remoção e recolocação de cercas, reparos ou construção de pontes, que são alguns dos serviços não previstos na destinação do dinheiro.

O Programa de Microbacias Hidrográficas é coordenado em todo Estado pela CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), e no município recebe o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade