Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/11/2008

Programação: Festejos do Centenário vão até outubro de 2009

Detalhes Notícia

As comemorações dos 100 anos de fundação de Penápolis não se limitaram ao dia do aniversário da cidade, 25 de outubro, nem ao ano de 2008. Começaram em 25 de outubro de 2007, por ocasião do aniversário de 99 anos e se estenderão até outubro de 2009. "Já foram realizados vários eventos e atividades comemorativas e vamos continuar comemorando até o próximo ano", explica o vice-prefeito Zeca Monteiro, que coordena o comitê organizador do centenário. "Ainda em 2007 constituímos o comitê organizador, com representantes do poder público e de toda a sociedade, para programar as atividades comemorativas", lembra Zeca. "Felizmente contamos com o envolvimento de boa parte das entidades de nossa cidade que se uniram à Prefeitura na realização dos eventos ou promoveram eventos próprios. Até porque o centenário não é da Prefeitura, mas de toda a cidade", acrescenta. A primeira atividade pública das comemorações foi o Concurso Cultural que escolheu, em setembro de 2007 a logomarca, o slogan e hino comemorativos do Centenário. O evento apresentações do violinista Euclides Marques e da Banda CVE.

Fuzileiros Navais
Um dos pontos altos do Centenário, segundo Zeca Monteiro, foi a apresentação da Banda Marcial dos Fuzileiros Navais, no aniversário de 99 anos de Penápolis. "A Banda fez uma belíssima e marcante apresentação no Ginásio de Esportes e também participou do desfile de aniversário da cidade, no ano passado", comenta. Outro evento de destaque no ano passado foi o 1º Penápolis Rodeio Festival, que recuperou a tradição dos rodeios na cidade. Na virada do ano, foi realizado o Réveillon do Centenário no Parque Maria Chica, com show artístico, queima de fogos e baile show. Veio em seguida, no mês de fevereiro, o Carnaval do Centenário, com Desfile de Blocos e Escolas de Sambas, que reuniu milhares de pessoas no Recinto de Exposições Prefeito Jandira Trench.

Homenagens
O vice-prefeito cita ainda as várias homenagens realizadas no decorrer de 2008, a personalidades que ajudaram a construir os 100 anos de história de Penápolis. "Na Comemoração do Dia Internacional da Mulher, em março, fizemos uma linda homenagem póstuma a várias mulheres que fizeram a história da cidade. Depois, no mês de abril, foi a homenagem aos índios kaingangues, através de exposição na Sala Cora Coralina. E ainda tivemos vários jantares homenageando os imigrantes, como os espanhóis, portugueses, japoneses e árabes". Para completar, aconteceu em outubro a entrega do Prêmio Destaque do Centenário, que homenageou 500 personalidades, empresas e entidades penapolenses eleitos através de votação pela internet.

Eventos culturais e esportivos
No seu centenário Penápolis também sediou grandes eventos esportivos, como os Jogos Regionais, no mês de julho passado; a Final Estadual da Olimpíada Colegial - Jogos Escolares do Estado de São Paulo, em setembro; e a inédita Exposição de Carros Antigos e Campeonato Brasileiro de som automotivo, no mês de junho. A tradicional Festa Junina Popular, realizada no mês de junho, lembrou os 100 anos das Tradições Juninas na cidade e contou, no seu encerramento, com o show da dupla Guilherme e Santiago. "Foi um grande show, que vai ficar na memória das mais de 30 mil pessoas que compareceram ao Recinto de Exposições", afirma Zeca. A cidade também foi presenteada com o Circuito Cultural Sesi/2008, que trouxe a Penápolis várias apresentações musicais e teatrais, como o Grupo Cataia, o Teatro Infantil de Bonecos "Cidade Azul", o Teatro de Bonecos "Zero" e o Teatro de Bonecos "Dois Números". Shows ao vivo também aconteceram durante a FEMPE - Feira do Empreendedor, realizada na Praça Dr. Carlos Sampaio Filho no mês de julho. "Foram apresentações de altíssimo nível e prestigiadas por grande público. Também não podemos deixar de registrar a espetacular apresentação da Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo, no Dia da Pátria", ressalta.

Desfile
Com a participação da Banda do Exército de Lins e da Cavalaria da PM, o tradicional desfile de aniversário da cidade aconteceu no dia 24 de outubro, levando mais de 20 mil pessoas à avenida Luis Osório. "Ali tivemos a homenagem pública de escolas, entidades assistenciais, instituições civis e militares à nossa cidade. Quem participou certamente vai relembrar por muito tempo a emoção daquele momento", diz. No dia do aniversário de Penápolis aconteceram vários eventos comemorativos, incluindo passeio ciclística, festival de natação e outros torneios esportivos. O destaque ficou para a abertura do baú histórico do Cinquentenário, a Festa do Centenário na Praça 9 de Julho e a Missa em Ação de Graças pelo Centenário de Penápolis e da presença dos frades capuchinhos na cidade, que reuniu vários padres da região e três bispos penapolenses. Os 100 anos de história de Penápolis estão registrados no Atlas Histórico e Geográfico lançado dia 26 de outubro. Para o próximo dia 18 está previsto o lançamento de uma revista comemorativa, organizada pela empresa NG Marketing. E no mês de dezembro também será lançado um livro.

Esquadrilha da Fumaça
"Outro ponto alto das comemorações será a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, no próximo dia 29 de novembro, no Estádio Municipal. Convidamos toda a população de Penápolis a comparecer e participar de mais esse evento que marcará de forma significativa os festejos do centenário de Penápolis. Sem esquecer que entre os dias 20 e 23 de novembro acontece o 2º Penápolis Rodeio Festival, no Recinto de Exposições", acrescenta. Para o vice-prefeito, Penápolis está comemorando seu Centenário em alto estilo. "Muitos eventos já aconteceram, outros estão programados e outros ainda serão realizados até outubro do ano que vem. Quem ainda não participou, ainda terá a oportunidade de celebrar esse momento histórico de Penápolis. E até de contribuir com o comitê organizador na realização de algum evento", finaliza. Secom - PMP

Foto: Esquadrilha da Fumaça fará apresentação no próximo dia 29, comemorando o centenário de Penápolis

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade