Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/06/2016

Profissionais da região discutem atendimento em Saúde Mental

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Encontro foi coordenado pelas equipes do Caps II e Caps AD de Penápolis

Visando atender a determinação do Ministério da Saúde, que propôs novas políticas de saúde mental, as equipes do Centro de Atenção Psicossocial - Caps II, Caps AD (Álcool de Drogas) se reuniram com os enfermeiros e médicos das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e Pronto Socorro Municipal, para discutirem a reestruturação no atendimento às pessoas com sofrimento psíquico.
O encontro aconteceu na semana passada, na sala de reuniões da Santa Casa de Penápolis e contou com a presença de dezenas de profissionais da saúde da microrregião atendida pelo Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde).
A reunião foi coordenada pelo médico psiquiatra do Caps AD, Dr. Roberto Good Mendes e pela médica psiquiatra do Caps II, Dra. Corina Camacho, onde todos os profissionais da atenção básica e saúde mental discutiram as propostas de trabalho em conjunto que deverão ser realizadas dentro da RAPS – Rede de Atenção Psicossocial.   
Segundo explicou a enfermeira do Caps II, Simone Galves, com a reestruturação da Saúde Mental, as equipes da atenção básica (UBS) e a equipe da Saúde Mental devem trabalhar juntas com o objetivo de reabilitar a pessoa com sofrimento psíquico e reinseri-la na sociedade.
De acordo com a portaria do Ministério da Saúde, os casos menos graves serão atendidos nas unidades Básicas de Saúde, pelos médicos do Programa Saúde da Família. Esses casos correspondem a pessoas com sofrimento psíquico menos grave, como por exemplo, com quadro de ansiedade e/ou depressão sem histórico de tentativa de suicídio. Já o CAPS II, fará o atendimento de pessoas com transtornos psíquicos graves e/ou história de internação psiquiátrica anterior.
“Além da articulação da rede de atenção à saúde mental são também funções do Caps dar suporte; discutir e intervir conjuntamente; supervisionar e capacitar as unidades de atenção básica e o Programa Saúde da Família, no atendimento às necessidades em saúde mental”, esclareceu a enfermeira Simone Galves.
Para a enfermeira, esse encontro faz parte de um processo inicial para discutir uma nova e complexa realidade no campo da saúde mental, sendo o ponto de partida para mudar as tradicionais perspectivas em atendimento em Saúde Mental.
Participaram do encontro médicos e enfermeiros de Penápolis e microrregião, composta pelos municípios de Avanhandava, Barbosa, Luiziânia, Alto Alegre, Glicério e Braúna.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade