Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/08/2012

Professores participam de formação sobre Infância e o Brincar

A brincadeira é a principal atividade da criança e tem fundamental importância para o seu processo de aprendizagem e desenvolvimento. Por esse motivo, a Secretaria Municipal de Educação oferece aos professores da Educação Infantil o curso de formação "Uma infância para brincar em Penápolis", que será realizado neste segundo semestre, com encontros mensais. A formação sobre o brincar é ministrada pela psicóloga e especialista Eliana Chalmers Sisla, que atua na formação de profissionais da Educação Infantil e já esteve em Penápolis outras vezes como capacitadora do Instituto AvisaLá e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, ambos de São Paulo.

O primeiro encontro aconteceu no último dia 16, na Sala Pedagógica, com a participação dos professores e gestores da Educação Infantil, equipe técnica da Secretaria de Educação e gestores do Ensino Fundamental, já que os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental ainda são pequenos (6anos) e precisam de brincar.

De acordo com a especialista Eliana Sisla, além do prazer e divertimento, o brincar contempla aprendizagens essenciais para as crianças, relacionadas à autonomia; à inter-relação e convívio entre os pares, para a formação da identidade e conhecimento de si. Ao professor, cabe organizar as brincadeiras e observar os alunos enquanto brincam. É o que explica a chefe de serviço de Pré-Escola, Simone Angélica Mendes Mosca Yoshizawa: "O brincar na Educação Infantil é muito sério. Pois é nessa hora que a criança exterioriza relatos de sua vida na família e sociedade; é um momento de convívio com outros colegas e de interação. Por isso é importante que o professor conduza essa brincadeira, observando cada aluno e seu desenvolvimento", comentou Simone Mosca.

 

Cantos do Brincar

Segundo informou a supervisora de ensino da Educação Infantil, Maria Teresa Alves Viana Monteiro, todas as Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) já trabalham a brincadeira através dos Núcleos, espaços lúdicos montados pelos professores fora da sala de aula e que promovem a interação dos alunos de diferentes turmas. Entretanto, essa nova formação propõe aos professores que também façam Cantos do Brincar dentro da própria sala de aula (cantos fixos), tornando o ambiente mais atrativo. "Essa é uma experiência que já deu certo nas creches, com crianças de até 3 anos e que vamos implantar nas Emeis, para melhor atendimento das crianças de 4 a 5 anos", concluiu a supervisora Maria Teresa. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade