Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/02/2012

Professores municipais participam de palestra com educador português

Secom-PMP
Detalhes Notícia
José Pacheco, palestrante da noite de hoje, ajudou a idealizar e criar uma escola pública que foge do modelo tradicional

Dentre as atividades desenvolvidas durante o Planejamento Escolar, a Secretaria Municipal de Educação de Penápolis está promovendo palestras nesta semana com a presença de importantes profissionais da área no Brasil e no exterior. Quem vem hoje (02) à cidade para falar sobre sua experiência é o Professor Dr. José Francisco Pacheco. Há cerca de 30 anos ele coordena a Escola da Ponte, em Vila das Aves (Distrito do Porto), em Portugal.
O tema a ser abordado por Pacheco é “A importância do trabalho em equipe: princípios e valores”. A palestra será realizada no Teatro Lúmine, a partir das 19h30. Vale ressaltar que a palestra é exclusivamente voltada para os profissionais da Secretaria de Educação, como professores, educadores, coordenadores, diretores, e convidados. Não é aberta ao público.
A Escola da Ponte é uma instituição pública de ensino de Portugal. A instituição surgiu na década de 1970, do desejo de se fazer uma escola que respeitasse as diferenças individuais dos alunos. Lá, os alunos formam grupos diferentes, não estando classificados, agrupados ou distribuídos por turmas nem por anos de escolaridade que, na prática, não existem. Na Escola da Ponte não há salas de aula mas sim espaços de trabalho; do mesmo modo, não há um professor encarregado de uma turma ou orientador de um grupo, já que em vez disso todos os alunos trabalham com todos os orientadores educativos.
José Pacheco, palestrante da noite de hoje, ajudou a idealizar e criar uma escola que foge do modelo tradicional, já que a mesma não segue um sistema baseado em seriação ou ciclos, e seus professores não são responsáveis por uma disciplina ou por uma turma específica. Assim, as crianças e os adolescentes que lá estudam definem quais são suas áreas de interesse e desenvolvem projetos de pesquisa, tanto em grupo como individuais.
Segundo o próprio professor Pacheco, em entrevista à revista Nova Escola, cada aluno procura pessoas, ferramentas e soluções, testa seus conhecimentos e convive com os outros. Hoje, eles estão designados por área. Na humanística, por exemplo, estuda-se História e Geografia; no pavilhão das ciências fica o material sobre Matemática; e o central abriga a Educação Artística e a Tecnológica.
Eles revela ainda que os alunos tem entre cinco e 17 anos, e que cerca de um quarto destes alunos chegaram extremamente violentos, com diagnósticos psiquiátricos e psicológicos, encaminhados por instituições de inserção social que acolhem crianças e jovens órfãos.
De acordo com Pacheco, normalmente estes alunos acabam isolados no fundo da classe e, posteriormente, são encaminhados para a Escola da Ponte. “No primeiro dia chegam dando pontapés, gritando, insultando, atirando pedras. Algum tempo depois desistem de ser maus, como dizem, e admitem uma das duas hipóteses: ser bom ou ser bom”, disse ele à revista.
Para o secretário municipal de Educação de Penápolis, Cledivaldo Donzeli, a presença de um profissional da capacitação do professor Pacheco na cidade, externando aos profissionais da rede municipal os seus conhecimentos é, além de uma honra, uma oportunidade excelente.
“É mais uma demonstração do quanto a administração municipal tem se esforçado em melhorar sempre a qualidade do serviço prestado nas nossas escolas. E para realizar isso temos investido maciçamente na formação continuada dos professores”, declarou o secretário.

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade