Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/08/2011

Professores fazem formação em Psicomotricidade

A Secretaria Municipal de Educação promoveu nos dias 25 e 26 de julho, um Seminário em Psicomotricidade Relacional para todos os professores e educadoras da Educação Infantil da rede municipal de ensino. Cerca de 220 pessoas participaram da formação que também contou com alguns profissionais da educação da cidade de Braúna.
O seminário com tema “Psicomotricidade Relacional na Educação – Ferramenta de Apoio no Despertar do Desejo de Aprender” foi ministrado pelo Professor Dr. José Leopoldo Vieira, diretor da CIAR (Centro Internacional de Análise Relacional).
A formação foi dividida em dois momentos. No dia 25, o professor José Leopoldo Vieira fez uma palestra expositiva a todos os participantes no Teatro Lúmine. Ele abordou as temáticas sobre a Psicomotricidade Relacional,  fazendo referências sobre o método e a educação. De acordo com o palestrante, a Psicomotricidade Relacional é uma prática educativa em que a criança expressa de forma espontânea todo seu potencial cognitivo, psicomotor e sócio-afetivo. “Essa prática ajuda na superação de conflitos relacionais facilitando o desenvolvimento do bem-estar familiar, social e profissional”, comentou José Leopoldo.
A segunda parte da formação aconteceu no dia 26, onde os participantes foram divididos em grupos para as atividades práticas que aconteceram na 3ª Idade e Salão da Aparecida. Os exercícios práticos ensinaram a trabalhar a relação interpessoal, melhorara a auto-estima e a motivação; contribuir para o desenvolvimento do potencial humano e a integração da equipe; resgatar o prazer de brincar como forma de desenvolvimento e despertar novas possibilidades de comunicação baseadas na linguagem corporal.

Aprendizado
Para o secretário municipal de Educação, Cledivaldo Donzelli, essa formação é extremamente importante para as professoras e educadoras porque dá segurança para  trabalharem com as crianças de forma tranquila, sabendo lidar com a indisciplina. “Com o curso, os professores agora sabem como utilizar a psicologia e a motricidade a favor do aprendizado e do desenvolvimento cognitivo. Eles podem ofertar uma maior diversidade de jogos e atividades práticas para contribuir com a aprendizagem”, explicou.
De acordo com o secretário Cledivaldo, essa formação foi um pedido dos próprios profissionais da educação que sentiam a necessidade de orientação nessa área. Primeiro, a formação foi feita apenas com os profissionais da Educação Infantil, mas no próximo ano, a mesma formação será direcionada também para os profissionais do Ensino Fundamental.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade