Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/07/2012

Professores da rede municipal escolhem livros didáticos

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Professores da rede municipal durante reunião para a análise e escolha dos livros didáticos

A Secretaria Municipal de Educação já realizou a escolha dos livros didáticos que serão utilizados nos próximos três anos (2013 a 2015) em todas as escolas de Ensino Fundamental. Dessa forma, houve a unificação do material e todas as escolas do 1º ao 5º Ano vão trabalhar com os mesmos livros.
A escolha aconteceu de forma democrática, envolvendo todos os professores da rede municipal que tiveram a oportunidade de analisar e optar pelos livros que mais contribuem para a proposta pedagógica das unidades. A Secretaria de Educação informa que as coleções de livros analisados pelos professores foram recomendados por especialistas do MEC (Ministério da Educação), através do PNLD – Programa Nacional do Livro Didático, portanto, são livros de excelente qualidade, cabendo à Secretaria apenas a escolha dos que mais se adéquam às diretrizes pedagógicas do município.
Para orientar a escolha dos livros, a Secretaria de Educação elaborou uma planilha onde os professores analisaram os critérios elencados, como por exemplo, se existe diversidade textual, se trabalham gramática de forma contextualizada, se tem foco em situações problemas, dentre outros.
Diante disso, foram escolhidos os livros do 1º ao 5º Ano, sendo que do 1º ao 3º Ano, os livros são consumíveis, ou seja, os alunos podem escrever, recortar e realizar todas as atividades no próprio livro. Já os demais são permanentes e deverão ser cuidados pelos alunos pois serão utilizados por três anos consecutivos. No início de 2013 os livros estarão nas escolas e farão parte da metodologia dos docentes como apoio ao trabalho a ser desenvolvido em sala de aula.

Vantagens
Dentre as vantagens da unificação do material, destacam-se: atender os alunos que são transferidos dentro da rede municipal no decorrer do ano letivo; o remanejamento de material dentro da própria rede caso em alguma escola falte livros; os livros estarem de acordo com a diretriz pedagógica da Secretaria de Educação e com os planos de ensino dos professores; oferta de um material rico para todos os alunos respeitando o princípio da igualdade de oportunidades e  possibilidade de formação com os professores sobre o uso do livro didático. Vale ressaltar que o processo da escolha dos livros teve aceitação de 97,33% dos professores da rede municipal.

Confira alguns depoimentos:

“A unificação dos livros didáticos na rede foi um ponto positivo, pois se o aluno é transferido de escola dentro do sistema municipal, não terá prejuízo nos conteúdos dos livros, que serão os mesmos” – professoras da Emef Marcos Trench

“Nós professores tivemos a oportunidade de analisar e discutir com os colegas os pontos positivos e negativos de cada livro e o resultado foi a escolha de excelentes livros de forma transparente” – Profª Vânia Bernadete Martinelli – Emef Profª Elza Nadai Silvino

“Considerei o prazo da escolha muito bom pois consegui analisar com calma e criticidade os livros que foram chegando na Unidade Escolar. A participação foi muito importante e democrática.” – Profª Cláudia Perin Dessete – Emef Profª Marilena Cipriano Pereira

“...foi concedida abertura para discussão, argumentação e troca de ideias sobre as opções de cada unidade para chegar a uma definição na escolha” – professores do CEU Montaha Gibara Ayub

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade