Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/11/2006

Professores da Apeoesp escolhem conselheiros Regionais e Estaduais

Processo eleitoral realizado ontem durante todo o dia na subsede da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) em Penápolis teve como objetivo definir quantos e quais nomes representarão o órgão na região e no Estado a partir do ano que vem. Todos os professores associados, ativos ou aposentados, puderam votar. O resultado deve ser divulgado ainda hoje.

Com término da apuração previsto para as 23h00 de ontem, a eleição ocorreu das 8h00 às 21h00 tanto na subsede, localizada à avenida Santa Clara, quanto em urnas volantes que percorreram todas as escolas da cidade, além dos municípios atendidos pela subsede, sendo eles, Alto Alegre, Barbosa, Avanhandava, Luiziânia, Braúna, Clementina e Santópolis. Foram inscritos 29 candidatos, que se dividiram em duas chapas: Articulação Sindical e ArtNova. Cada professor eleitor pode voltar em até nove nomes, independente da chapa da qual eles fazem parte. A apuração dos votos fica sob a responsabilidade de uma Comissão Regional Eleitoral, formada pelos atuais conselheiros, e a previsão era de que o processo fosse acompanhado por todos os candidatos. Segundo Tereza Cristina Moreira da Silva, Diretora Estadual da Apeoesp, o número de representantes a serem eleitos é proporcional ao número de professores votantes. “Cada 50 votos elege um representante”, contou. Atualmente, a subsede tem mais de 800 professores associados, e, na eleição passada, quase 500 participaram da eleição, o que fez com a Diretoria atual fosse constituída por 10 representantes. “A expectativa é aumentar este número para o próximo mandato”, disse Tereza, “Fizemos um grande trabalho de divulgação para atrair os professores, já que a participação deles é essencial para o aumento da representação da subsede”, acrescentou. O mandato de cada representante é de um ano e meio e eles devem assumir suas funções em janeiro. Também serão escolhidos suplentes, em quantidade igual ao número de efetivos eleitos. “Vale lembrar que os quatro professores mais votados serão conselheiros estaduais”, elucidou a atual Diretora. Os professores eleitos não receberão nenhum tipo de remuneração pelos trabalhos desenvolvidos junto à Apeoesp.

 

Ações

Entre as funções da subsede está a busca pela união dos professores e fortalecimento de suas reivindicações por melhores condições no ensino. O Sindicato também faz o intermédio entre professor e Secretaria Estadual de Educação, oficializando pedidos e levando aos professores as informações sobre o calendário de atividades. Uma característica da subsede de Penápolis, segundo a diretora, é a intensa participação dos professores aposentados. “Pouquíssimos lugares tem a participação tão ativa quanto à deles aqui”, disse Tereza. O grupo realiza várias atividades como exposição de trabalhos manuais, constituem grande parte do Coral da Apeoesp e também participam de um trabalho de visita às escolas para ouvir as necessidades dos que estão vivenciando a realidade da sala de aula. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade