Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/11/2012

Professora dá dicas para uma boa prova do ENEM

Rafael Machi
Detalhes Notícia
A professora Luciana Cervigni diz que é importante o aluno descansar na véspera do ENEM

DA REPORTAGEM

 

Neste fim de semana centenas de pessoas entre jovens e adultos devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em Penápolis. Em todo o Brasil foram quase 6 milhões de inscrições para a prova que será realizada em dois dias, amanhã, com prova de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação. Por conta da proximidade da prova, muitos alunos estão bastante nervosos para estudar os assuntos que tenham ficado para trás. Segundo a professora de língua portuguesa Luciana de Nadai Cervigni, estudar na véspera da prova pode não ser uma boa opção. "Primeiro que agora já não dá mais tempo para estudar, além disso, é muito importante que o aluno relaxe na véspera para estar descansado no momento da prova, afinal o nervosismo é grande, então é importante relaxar desde já para que resolva as questões com mais tranquilidade", comentou. Outra dica importante da professora é a leitura sem compromisso de jornais e revistas para se inteirar sobre os assuntos da atualidade. "Neste momento, ficar decorando fórmulas não é interessante, mas o aluno pode se dedicar à leitura de notícias através de jornais, revistas e na internet, tudo para que fique por dentro do que está acontecendo no Brasil e no mundo, já que muitos destes assuntos podem ser relacionados na prova", disse. Uma boa noite de sono a véspera da prova pode ser fundamental para que o raciocínio do aluno funcione melhor. "Não adianta fazer uma prova com sono. Com o cérebro cansando o rendimento cai e o aproveitamento fica prejudicado", ressaltou.

 

No dia da prova

A professora Luciana aproveitou para dar algumas dicas para o momento da prova. "Antes de mais nada, é preciso fazer uma boa alimentação. Como a prova se inicia ainda no horário do almoço, faça a refeição mais cedo, devendo ser balanceada e mais leve, evitando o sono", aconselhou. No momento da prova também é importante ter um reforço alimentar. "Pode ser um chocolate, uma barra de cereal ou uma fruta. A prova é longa então pode ser que a pessoa tenha fome o sinta a necessidade de comer algo no decorrer das questões", disse. Além disso, uma garrafinha com água pode ajudar no momento da sede ou até mesmo para hidratar por conta do forte calor dos últimos dias. "O importante mesmo é o aluno estar bem para fazer a prova. Mantendo a calma e estando disposto, tenho certeza que o aluno irá muito bem", finalizou.

 

Alunos

A preocupação no momento da prova é constante por parte dos participantes. Para os alunos da 3ª série do Ensino Médio da escola Ester Eunice de Oliveira, Fabiana Luiz Barbosa, 17 anos, Luis Felipe Pereira da Silva, 17, e Rodrigo Passeri Ribeiro, 16, o nervosismo faz parte dos momentos que antecedem a prova, mas isso não pode atrapalhar ao responder o questionário. "Esta é a primeira vez que farei a prova, ainda não conheço seus questionários por isso estou fazendo de tudo para ficar calma e fazer uma boa prova", comentou Fabiana. Os demais alunos já realizaram o ‘treineiro do ENEM’ e por isso se consideram mais habituados. "Mas agora é pra valer, também estamos nervosos, apesar de já conhecer a prova", disseram. Eles também optaram por descansar na véspera do exame, mas revelam que algumas matérias ainda precisam ser estudas para garantir um melhor desempenho. No caso de Fabiana e Luis Felipe, a dificuldade está nas questões de exatas. "Temos algumas dificuldades, então ainda daremos um reforço nestas matérias, mas sem exageros", ressaltaram. Rodrigo diz que sua dificuldade é relacionada a ciências humanas. "Mas o meu modo de estudo é voltado para exatas, onde tenho mais facilidade. Acredito que se for muito bem nessa área poderia compensar a de humanas, onde tenho dificuldades", finalizou.

 

ENEM

Para os dias da prova é preciso que o aluno fique atento com algumas informações: Os portões de acesso são abertos às 12h e fechados às 13h. Recomenda-se que todos os participantes compareçam ao local de realização das provas até as 12h00. Para realizar a prova do Enem é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Pode ser RG, Carteira de trabalho e Previdência Social, Certificado de Reservista, Carteira Nacional de Habilitação com foto, entre outros. Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Ela é obrigatória para o Exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão de respostas.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico www.inep.gov.br no dia 7 de novembro de 2012. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade