Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/03/2009

Professor aborda ações esportivas para deficientes

Detalhes Notícia

Esteve visitando Penápolis ontem pela manhã, mais precisamente na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, o professor de Educação Física da Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Vanilton Senatore, responsável pela área física e esportiva para as pessoas portadoras de deficiências. O objetivo da visita na cidade, segundo explicou Senatore é a implantação de algumas ações referentes ao Plano de Ação Para-desportivo do Estado de São Paulo. “Conversamos com o secretário municipal de esporte, Maurício Oscar, para propormos a possibilidade de implantarmos alguns projetos neste respeito”, comenta. A iniciativa foi motivada por um decreto do governador José Serra, em outubro do ano passado, criando um comitê formado por nove pessoas formado por representantes das secretarias estaduais e pessoas da sociedade civil, entre atletas paraolímpicos, técnicos e dirigentes esportivos. “Este comitê tem como missão elaborar o plano de ação para-desportivo para todo o Estado, acompanhar a implantação e fazer a avaliação do mesmo”, destaca. Entre as ações que serão implementadas este ano, está à inclusão destas pessoas portadoras de deficiência nos eventos esportivos. “Hoje nos eventos que o Estado promove, como Jogos Regionais e Abertos, vemos a participação de alguns deficientes físicos e visuais e nas competições de atletismo e natação”, admite Senatore. Neste ano, o objetivo da secretaria é fazer uma ação mais intensiva com os esportes individuais, cujos eventos são oferecidos para crianças, participando junto com estas nas competições.

Resistência
A idéia sobre a inclusão de pessoas com deficiências em competições esportivas, já vem sendo trabalhada há alguns anos, mais precisamente no final de 1997, onde na avaliação do professor, poucas mudanças ocorreram em benefício destes atletas. “Já se passaram 10 anos, e podemos notar que em outras modalidades esportivas poderiam ser feitas à inclusão destes deficientes sem ter nenhum custo adicional”, garante. Para Senatore, infelizmente se tem uma resistência por parte do poder público estadual, o que não poderia ocorrer. “O Estado não pode ser o primeiro a criar barreiras para a implantação deste projeto, visto os municípios seguirem o regulamento”, cita. Logo no começo do ano, pode ser visto o calendário das atividades esportivas que serão feitas, onde as participações dos deficientes são mínimas. De acordo com a Constituição Federal, é dever e função do Estado promover atividades que motivem a participação tanto de crianças, como de idosos. Dentre as expectativas, o professor diz que são positivas, visto algumas melhorias já terem sido feitas a favor desta categoria, como educação, saúde e moradia. “Vamos encontrar algumas dificuldades, mas queremos proporcionar melhores condições de vida para estes deficientes e assim ganharmos em cidadania também”, finaliza. (IA)

Foto: Vanilton Senatore é responsável pela área física e esportiva para as pessoas portadoras de deficiências

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade