Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/08/2010

PROCEDIMENTO: Votar exigirá que eleitor digite 25 teclas

Detalhes Notícia

DA REPORTAGEM

Se não cometer nenhum equívoco no momento de votar nas eleições do próximo dia 03 de outubro, o eleitor terá que digitar 25 teclas na urna eletrônica para realizar o procedimento correto. Caso erre algum número, o processo terá que ser repetido, o que significa que serão ainda mais toques no equipamento. Agindo corretamente o eleitor deverá teclar cinco números para votar no deputado estadual e confirmar, o que totalizará seis toques. Na sequência serão quatro para deputado federal (e confirmar), três para senador (confirmar), mais três em outro senador (confirmar), dois para governador (confirmar) e dois para presidente (confirmar). Para tentar diminuir o tempo que cada eleitor gastará para votar a Justiça Eleitoral irá distribuir as “colas”, cujos impressos já estão a disposição no Cartório Eleitoral. Segundo Samuel da Silva Pereira, chefe do Cartório Eleitoral da 87ª Zona, a previsão é que haverá longas filas em muitas sessões em Penápolis. A direção do Cartório já previa esta possibilidade e sugeriu aos eleitores que pudessem e tivessem interesse, que transferissem de sessões, optando pelas que acumulam menos pessoas. Mas, segundo ele, foram poucos os eleitores que acataram a sugestão. “Devido a isto, a previsão é que haverá muitas filas no dia da votação”, disse Samuel. Nos próximos dias a Justiça Eleitoral disponibilizará um terminal de urna eletrônica para que os interessados possam conhecer melhor o processo.
Para tentar minimizar a situação a Justiça Eleitoral está distribuindo panfletos, conhecidos como “cola”, que poderão ser levados preenchidos pelo eleitor na urna eleitoral. No papel aparecem os locais a serem preenchidos e que agilizará o processo. A distribuição das colas ocorrerá com a aproximação do pleito, porém quem desejar  pode comparecer no Cartório Eleitoral e solicitar. 
Também este ano, quem estiver fora do seu domicílio eleitoral no primeiro e/ou segundo turno pode requerer a habilitação para votar em trânsito para presidente da República, indicando a capital do Estado onde estará presente do dia da votação. O cadastramento pode ser feito até o dia 15 de agosto. A partir de 5 de setembro, o interessado poderá consultar o site do Tribunal Superior Eleitoral ou dos TREs para saber se o pedido de voto em trânsito foi aceito. Outra novidade é a obrigatoriedade de a população ir às urnas com o título e um documento com foto. De acordo com informações do TSE, o objetivo é aumentar a segurança na identificação do eleitor e evitar situações em que pessoas votam no lugar de outras. (SRF)

Foto: Nas eleições deste ano o eleitor terá que teclar no mínimo 25 vezes para votar

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade