Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/01/2017

Primeiros dias: Gestão de Bertolini reduz secretarias e analisa Prefeitura

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Entrevista coletiva à imprensa foi concedida por Bertolini no gabinete da Prefeitura na manhã de ontem

DA REPORTAGEM

O prefeito interino de Penápolis, Rubens Bertolini (SD), se reuniu na manhã desta quarta-feira (04) com a imprensa de Penápolis e região para falar sobre as mudanças que tem praticado na Prefeitura desde quando assumiu a gestão de forma interina no último dia 1º de janeiro. Ele falou sobre a situação financeira e também sobre corte de gastos, além de mudanças nas secretarias.
Rubinho foi eleito presidente da Câmara Municipal e assumiu, automaticamente, a prefeitura, já que o Poder Executivo ficou sem seu chefe depois que Célio de Oliveira (PSDB), reeleito em outubro, não pôde assumir o cargo depois de ter tido sua candidatura cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP). Segundo Bertolini, o fato de não ter havido uma transição de mandato, existem algumas dificuldades para analisar a real situação da Prefeitura neste momento, entretanto, ele explicou que medidas já estão sendo tomadas por ele e seu grupo para que tudo possa ser analisado. “Não houve transição anterior, até porque a decisão do novo prefeito foi tomada em cima da hora, então, estamos buscando diversas informações para sabermos como está a saúde de nossa Prefeitura. Já estamos também tomando medidas para que até a próxima semana possamos efetivar um quadro dos cargos, inclusive acertando unificação de secretarias”, comentou. Ele explicou que a unificação de secretarias se faz necessário para que haja uma redução de gastos. Segundo Bertolini, hoje a Prefeitura possui 17 secretarias. “Estamos estudando aquilo que é possível ser feito. A crise financeira que atinge o país e nossa cidade é grande, por isso temos que buscar meios de enfrentar isso e nossa sugestão tem sido justamente a economia naquilo que é possível”, afirmou.

Definições
Durante a entrevista, Bertolini revelou apenas dois nomes que já estão definidos em seu governo. São os ex-vereadores do PSD que ficaram de fora na última eleição, Alexandre Gil de Mello e Lucas Casella. Gil acumulará as secretarias de Gabinete e Administração, enquanto Casella as pastas de Cultura e Comunicação.
Segundo ele, apenas o Departamento de Água e Esgoto de Penápolis (Daep), as secretarias de Obras e Finanças é que continuam com seus atuais gestores. Edson Bilche Girotto, Dirceu Araújo do Valle e Marcos Rogério de Almeida são, respectivamente, os secretários da gestão de Célio e que foram mantidos, ao menos temporariamente, junto ao governo de Rubinho. “Estamos analisando e decidindo os nomes para ocupar nossas secretarias. Ainda temos algumas indefinições, mas nossa expectativa é de que até o fim da semana tenhamos tudo já definido”, revelou. Rubinho disse também que está levando em consideração a capacidade técnica de cada indicação aos cargos. “Estamos analisando, principalmente, a capacidade de cada um em assumir sua respectiva pasta, inclusive a confiança que temos em cada um deles, para que possam desempenhar suas funções com a devida responsabilidade”, enfatizou. “Algumas secretarias foram mantidas com seus secretários porque tínhamos a preocupação de que o serviço fosse mantido. Não podíamos ter prejuízos nas pastas que afetassem a população e a própria Prefeitura, por isso decidimos pelas mudanças imediatas”, acrescentou.

Financeiro
Durante a entrevista, Rubinho também comentou sobre a situação financeira da Prefeitura. Uma das questões que mais o preocupa é com relação ao pagamento dos servidores, que ainda não foi efetuado. “Esta é uma questão muito importante que estamos analisando para que o pagamento possa ser feito o quanto antes. É algo que nos preocupa e que estamos dando prioridade para que seja concluído”, garantiu. Outro ponto colocado por ele é com relação ás despesas que a Prefeitura tem tido com pessoal. Bertolini disse que comissões foram formadas pela equipe para que seja levantadas informações sobre folhas de pagamento, despesas com horas extras, encarregaturas, chefias, entre outros pontos. “Tudo está sendo levantado, mas por etapa, já que o tempo que tivemos ainda foi muito curto. Depois desse levantamento vamos voltar a discutir o que pode ser feito para enxugar tudo isso para que, novamente tenhamos redução de gastos e economias dentro da Prefeitura”, disse. 
O prefeito interino revelou também que o levantamento feito em relação aos fornecedores da Prefeitura mostrou que os pagamentos pararam de ser realizados ainda em abril de 2016. Rubinho não citou valores, mas ao fim de sua gestão, Célio citava uma dívida em torno de R$ 6 milhões a serem pagos aos fornecedores. “Para nós isso se tornou algo preocupante. Ainda estamos fazendo os devidos levantamentos e já estamos buscando meios de resgatar a credibilidade que a Prefeitura mantinha junto aos prestadores de serviços. Afinal muitos se tratam de serviços importantes, que não podem ser interrompidos, por isso, vamos buscar meios de se manter estas parcerias e os devidos pagamentos”, comentou. Assim como já havia falado, Bertolini voltou a ressaltar a busca de recurso junto aos governos Estadual e Federal. “Os governos já foram notificados sobre o fato ocorrido em Penápolis e com isso vamos buscar recursos. Isso é importante para nossa cidade se manter funcionando. Queremos estreitar relações e assim trazermos mais desenvolvimento para Penápolis”, finalizou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade