Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/03/2010

Primeira Casa: Estrutura protetora ajudará preservar imóvel

Detalhes Notícia

DA REPORTAGEM

A Primeira Casa de Penápolis, um dos cartões postais da cidade, ganhará em breve em seu entorno uma estrutura protetora, mais conhecida como redoma. A medida objetiva preservar o imóvel, construído em 1908, ano de fundação de Penápolis, por José Magalhães Matos, com madeira trazida de Bauru. Em 10 de agosto de 1961, o então prefeito na época Nagib Sabino assinou o decreto de número 331 autorizando a incorporação do imóvel ao patrimônio histórico do município. A escritura de compra e venda foi registrada em 18 de fevereiro de 1966 na administração de Edison João Geraissate. Em novembro de 1995, no governo de Alidino Valter Bonini, a primeira casa foi reinaugurada após uma reestruturação feita pela Prefeitura. De acordo com o arquiteto Carlos Alberto Bachiega, a ideia de cercar o imóvel surgiu em 2008 por iniciativa do vice-prefeito na época, Zeca Monteiro. “Ao apresentar a proposta todos aceitaram de prontidão, pois o imóvel não tem resistido ao tempo da maneira que está”, comentou. A construção da estrutura, orçada inicialmente em R$ 400 mil, iniciará nos próximos meses, em duas etapas e a metade do dinheiro, proveniente do Ministério do Turismo já está disponível para começar as obras.

Etapas
O Secretário Municipal de Cultura, Joaquim Alberto Fernandes, o Beto Fernandes garante que esta construção fará com que a primeira casa passe a ser considerada como uma peça de museu. “Isso vai ajudar na preservação do patrimônio histórico que é”, enfatizou. Ele lembrou que o imóvel já serviu de escola, residência e hospital, além dos frades capuchinhos terem celebrado a primeira missa de Penápolis e ter catequizado e alfabetizado várias pessoas na época. Bachiega explica que a primeira etapa será a construção da cobertura, sendo feita uma estrutura metálica coberta por telhas de policarbonato, material transparente, que possibilita a entrada de luz no imóvel. Na parte da frente da casa será construída uma parede de vidro, tendo também um espaço para um portal de entrada dos visitantes. “O objetivo é transformar a primeira casa em um objeto de arte”, destacou o arquiteto. Já as laterais da primeira casa deverão ser fechadas parcialmente, para que a ventilação não seja prejudicada. Esta medida é necessária em virtude do projeto prever a construção de um jardim e ainda um bloco de banheiros e almoxarifado. No momento foi feito apenas o projeto preliminar. Bachiega disse que esta semana, juntamente com o engenheiro civil da Secretaria Municipal de Obras, Antonio Augusto Servigne Mazzo, estarão desenvolvendo o projeto incluindo o cálculo da área a ser construída. O procedimento deve ser rápido, já que o município tem o prazo de 30 dias para apresentar toda a documentação junto a Caixa Econômica Federal para que o recurso possa ser liberado. Após esse procedimento, será iniciado o processo de licitação para a contratação da empresa que realizará a obra. Após o término das obras, além de ser visitação, o espaço também será usado para a realização de eventos especiais. Atualmente a Primeira Casa abriga a Oficina de Criação da Secretaria de Cultura. (IA)

Foto: A Primeira Casa foi construída em 1908 por José Magalhães Matos, com madeira trazida de Bauru

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade