Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/01/2008

Previdência Social completa 85 anos hoje

Detalhes Notícia

A Previdência Social brasileira comemora hoje 85 anos de existência. Em Penápolis, conforme informou o chefe interino do Posto, Claudivino da Rocha, o funcionamento teve início em 1979. A data usada como marco do surgimento dela é 24 de janeiro de 1923, quando foi publicada a Lei Eloy Chaves, que determinou a criação de uma Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias. Antes disso, porém, várias conquistas trabalhistas, alcançadas por diversas categorias profissionais desde 1888, já tornavam necessária a criação de uma legislação previdenciária.
Nesses 85 anos, conforme nota fornecida pela Assessoria de Imprensa, a Previdência passou por várias fases, como a das caixas de aposentadorias e pensões, a dos institutos de aposentadorias e pensões, a do INPS, até chegar aos atuais Ministério da Previdência Social e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A Previdência Social se transformou em um dos maiores distribuidores de renda do País, protegendo aposentados, pensionistas e demais beneficiários, incluindo seus dependentes. No País, o órgão desembolsa mensalmente cerca de R$ 14 bilhões para pagamento de 25 milhões de benefícios, como aposentadorias, pensões e auxílios. Já em São Paulo são pagos mensalmente R$ 3,9 bilhões, correspondentes a 5,5 milhões de benefícios.
Os serviços da Previdência, além de terem crescido muito nesses anos, também se modernizaram e tornaram-se mais acessíveis à população. Um exemplo disso são os serviços oferecidos ao público pelo site da Previdência na Internet (
www.previdencia.gov.br) e pela central de teleatendimento 135. No posto local, chefiado por Carlos Alberto Fillipin, trabalham 14 funcionários e conta com 14 mil assegurados. O horário de funcionamento é das 07h00 às 19h00, porém o atendimento ao público das 08h00 às 18h00. Desde sua instalação funciona em prédios alugados na avenida Rui Barbosa, nos números 762 e 770, porém há alguns anos existe a proposta da construção de imóvel particular.

Dia do Aposentado
Além do aniversário da Previdência Social, também é comemorado hoje o Dia do Aposentado. No País, são mais de 13 milhões de aposentados, o que representa 7% da população brasileira. A economia de muitas cidades do país só sobrevive graças à renda mensal recebida por esses aposentados, que, no Estado de São Paulo, totalizam 3,1 milhões de pessoas. Em Penápolis a Associação dos Aposentados e Pensionistas, presidido por Wilson Cannazzaro, não programou nenhum evento especial para comemorar a data. (SRF)

Foto: Claudivino da Rocha chefia interinamente o posto de Penápolis

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade