Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/07/2012

PREVENINDO-SE CONTRA DELITOS NA ZONA RURAL

Apesar da diminuição dos furtos nos últimos anos no município de Penápolis, algumas modalidades de crimes se intensificam em certos períodos, seja pela atuação de alguma quadrilha ou pelo surgimento de algum receptador de produtos ilícitos.

Visando a prevenção de furtos e roubos na Zona Rural, a Polícia Militar efetua o policiamento rural, abordando pessoas que estejam em atitude suspeita. Alguns infratores de cometeram furtos e roubos na zona rural de Penapolis já foram identificados e presos, mas a prevenção nunca pode ser deixada de lado, pois o criminoso sempre procura o local mais vulnerável para cometer os delitos.

 

Para as propriedades rurais valem as seguintes dicas:

Faça marcas aparentes e ocultas no maquinário agrícola e identifique também os implementos (adubos, defensivos) produtos estes também visados pelos ladrões pelo seu alto valor e dificuldade de identificação, marcas nas embalagens com canetas especiais são uma boa opção;

A instalação de travas e rastreadores nos tratores e colheitadeiras também devem ser consideradas, devendo ainda tais máquinas, permanecerem em locais fechados e próximo a sede ou residência do caseiro;

Certifique-se que a pessoa que reside na propriedade tenha condições de acionar a policia de imediato em caso de emergência ou ao visualizar pessoas em atitude suspeita, verificando se o caseiro possui telefone celular e se na sede ou casa do caseiro existe sinal de telefonia.

Marque o gado com uma marca própria e exclusiva e pesquise sobre as novas tecnologias como o implante subcutâneo de dispositivos de monitoramento ou rastreamento.

Mantenha os animais de maior valor em pastos ou confinamentos próximo das residências ou sede da propriedade, deixando os pastos mais afastados e próximos às porteiras de entrada para plantio ou para os animais de menor interesse econômico.

Confira sempre os animais e mantenha a porteira sempre trancada e de preferencia construa o embarcador de animais longe da porteira de entrada e perto da residência do caseiro ou sede da fazenda ou sitio.

Se você contar um caseiro, tenha também próximo da residência animais que denunciem a presença de estranhos, como cachorros e galinhas.

Atualmente existem sistemas de alarme e monitoramento que operam de forma independente, (baterias e células solares) que podem ser instalados em qualquer parte da propriedade contando inclusive com transmissão de imagens via rádio.

Ter um bom relacionamento com seus vizinhos também é fundamental pois em caso de anormalidade as polícia poderá ser acionada por eles.

 

Por 1º Tenente PM Fernando da Cunha Bachiega

Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco e

Comandante do Pelotão de Polícia Militar de Penápolis

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade