Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/05/2009

Prevenção: Vacinação contra gripe em idosos tem baixa adesão

A vacinação contra gripe em idosos, promovida pelo Ministério da Saúde com apoio total dos municípios brasileiros, tem tido baixa adesão na cidade, o que levou a sua prorrogação até amanhã, segundo informações da Vigilância Epidemiológica.
De acordo com o enfermeiro responsável Alexandre Pereira Almeida, a meta é vacinar 80% dos idosos na cidade, cujos números apontam para 7.071 pessoas. Quem ainda não tomou a vacina, deve procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência. “Até o momento tomaram a vacina contra gripe 4.631 idosos, o que em nossa avaliação está abaixo das expectativas”, destacou.
O enfermeiro espera que até amanhã ocorra um aumento na procura por parte dos interessados. “Muitos ainda prezam o mito de que se tomarem a vacina irão sofrer alguma reação, o que tem sido um grande obstáculo para o nosso trabalho, deixando de beneficiar um grande número de idosos devido este conceito errado. Podem ficar tranqüilos que não há perigo”, garante. Devem ser vacinadas todas as pessoas a partir dos 60 anos de idade. No ato da vacina, a carteira de vacinação deve ser apresentada. “A vacina contra a gripe é muito eficaz no sentido de diminuir o número de internações hospitalares e óbitos pelas suas complicações”, admite Alexandre. Dados levantados pela Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis apontam que no período de 2004 a janeiro deste ano foram computadas 697 internações de idosos com pneumonia, uma das complicações mais comuns nesta faixa de idade, representando um gasto de R$ 402 mil a mais para a rede de saúde, além de terem ocorrido neste período 60 mortes relacionadas à doença. “Os sintomas da gripe são febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal-estar, e caso não seja tratado, pode evoluir para doenças mais graves, como a pneumonia. Esta vacina diminui o risco de se contrair a doença em 90% dos casos, não provoca reações e não tem qualquer contra-indicação”, finalizou Alexandre. Após a data estipulada, apenas as macros de saúde estarão fornecendo a vacina. (IA)
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade