Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/04/2016

Prevenção: UBS Cidade Jardim orienta hipertensos e diabéticos

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Ao fim do encontro, a equipe da UBS Cidade Jardim ofertou um café da manhã aos participantes

DA REPORTAGEM

O Programa Estratégia da Família (ESF) aplicado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cidade Jardim iniciou neste mês de abril uma série de atividades preventivas sobre a hipertensão e o Diabetes. As atividades são promovidas através do Hiperdia, que tem o objetivo de cadastrar e acompanhar os portadores de hipertensão arterial ou diabetes e que são atendidos pelo SUS. Desta forma, os pacientes podem receber diversas orientações sobre suas respectivas doenças e assim podem levar uma vida mais saudável. O primeiro encontro, realizado no início do mês, reuniu diversas pessoas atendidas pela UBS Cidade Jardim. Na oportunidade, a médica responsável pelo ESF no bairro, Patrícia Alcântara, conversou com as pessoas e orientou sobre o que são estas doenças e as melhores formas de prevenir seus agravamentos. Ela explicou que a iniciativa foi tomada, juntamente com toda a equipe do ESF depois que eles começaram a perceber que muitas pessoas que possuem alguma destas doenças ainda tinham algum tipo de desorientação. “Os pacientes chegavam aqui com dúvidas ainda pertinentes, sobre o que é a hipertensão ou o diabetes e o que deveria ser feito para prevenir ou amenizar suas ações no organismo, por conta disso, resolvemos iniciar esta série de atividades e focar na informação aos pacientes”, comentou. Para a médica, a informação é a melhor maneira de combater a evolução destas doenças. “Nossa intenção é despertar a consciência destes pacientes. O serviço dentro da UBS vai além da consulta, mas oferecer meios para que as pessoas possam se cuidar mais, sabendo a maneira correta de conviver com estes tipos de doenças”, afirmou. “Dentre nossos pacientes, existe um grupo de risco, àqueles mais vulneráveis a estas doenças. São aqueles que não possuem uma alimentação saudável, que exageram no açúcar ou no sal, entre outros alimentos ricos nestes ingredientes. Estes são fatores que pesam, mas que podemos mudar e através disso levamos opções mais saudáveis aos pacientes, explicando a eles que não precisam chegar ao último recurso, que é remédio, mas que é possível ter uma vida mais saudável apenas cuidando de seus hábitos”, ressaltou Patrícia.

Aprovação
A iniciativa chamou a atenção das pessoas com hipertensão e diabetes. A auxiliar de padaria Regina Diniz, que possui hipertensão, afirmou que gostou muito do encontro e pretende aproveitar tudo o que está aprendendo para melhorar sua qualidade de vida. “Gostei da palestra da médica, foi bastante explicativa e nos fez ver ainda mais a importância de cuidar de nossa saúde. Sei do mal que a hipertensão pode nos causar e por isso quero cuidar mais de mim usado as dicas e recomendações apreendidas neste nosso primeiro encontro”, afirmou. Não somente os pacientes se mostraram satisfeitos, mas a própria médica também está animada com o novo projeto. “Haverá mais encontros, pelo menos um por mês, e teremos a oportunidade de trabalhar outros assuntos também. A comunidade se faz bastante unida e atendeu nosso convite para que pudesse aprender mais sobre estas doenças. Fiquei muito contente com os primeiros resultados, pois além de levar mais informação para as pessoas dos bairros vizinhos, ainda aproveitamos para estreitar ainda mais os laços de amizade com a comunidade, que pode contar com o atendimento de qualidade de nossa UBS”, finalizou Patrícia.


O que é a hipertensão e o diabetes?

A hipertensão arterial é uma doença caracterizada pela alta pressão que o sangue exerce para se movimentar nas artérias. Quando atinge valores maiores que 140/90 mmHg — ou 14 por 9 –, é necessário cuidado, porque se não controlada a hipertensão pode acarretar infarto do miocárdio, derrame, insuficiência cardíaca, falência dos rins, edema agudo dos pulmões (pelo acúmulo de sangue), crescimento do coração (miocardiopatia dilatada hipertensiva) e angina (dor no peito), aneurismas e dissecção de aorta. Embora a hipertensão seja uma doença muitas vezes silenciosa, existem fatores de risco gritantes que devem ser levados em consideração para ficar em alerta sobre este problema, entre eles estão o histórico da doença na família, ingestão de grande quantidade de bebida alcoólica, tabagismo, dislipidemia (excesso de gordura no sangue), obesidade, vida sedentária, estresse e alimentação com excesso de sal.
A alimentação adequada com redução do uso de sal, os exercícios físicos, a redução da ingestão de bebidas alcoólicas, o tratamento da obesidade e o controle do estresse são algumas da maneira de combater a doença.

Diabetes
Diabetes mellitus é uma doença do metabolismo caracterizada pelo excesso de glicose no sangue e na urina, que surge quando o pâncreas deixa de produzir ou reduz a produção de insulina, ou ainda quando a insulina não é capaz de agir de maneira adequada. Em relação à alimentação, o diabético deve procurar ajuda profissional para elaborar o cardápio adequado para seu caso. Não é necessário que se prive por toda a vida dos alimentos de que mais gosta, mas é necessário controle sobre sua alimentação. A prática de exercícios fiscos também é fundamental para o controle da doença, já que o exercício ajuda no controle de açúcar no sangue. Existem outros tipos de diabetes, por isso, é fundamental que o paciente procure seu médico para o diagnóstico correto. Somente o profissional poderá lhe indicar o tratamento correto.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade