Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/11/2011

PREVENÇÃO: Semana de Mobilização e Combate à Dengue será de 21 a 25

Já está tudo pronto para a realização da Semana Municipal de Mobilização e Combate à Dengue de Penápolis que acontecerá de 21 a 25 de novembro na cidade, mesma data em que também será realizada a Semana Nacional de Combate à Dengue. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Vigilância Epidemiológica entrou em contato com todas as escolas municipais, estaduais e particulares para que durante essa semana elas intensifiquem o trabalho de conscientização com os alunos, funcionários, pais e comunidade em geral. Para o Dia “D”, que será na sexta-feira, 25, estão programadas passeatas e pedágios educativos com as escolas que quiserem participar e também exposição de trabalhos dos alunos. Cada escola ficará responsável em conscientizar a região onde está localizada. De acordo com a encarregada de serviço da Vigilância Epidemiológica, Lucimari Domingues Oliveira, neste ano, o Dia D não será concentrado em apenas um lugar, como aconteceu nos anos anteriores. “Pedimos para que as escolas realizassem cada uma suas atividades do Dia D, mobilizando toda a comunidade no entorno. Assim poderemos conscientizar um maior número de pessoas”, explicou. A Vigilância Epidemiológica entregou diversos materiais educativos para todas as escolas a fim de auxiliar nas atividades durante a Semana de Mobilização e Combate à Dengue.

UBS
Além da visita casa a casa que é o trabalho de rotina dos agentes de saneamento e agentes comunitários, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) também vão intensificar o trabalho de conscientização da comunidade. Nas salas de espera das UBSs, os agentes de saúde vão apresentar para a comunidade o vídeo educativo sobre a dengue e também fazer as demais orientações necessárias, sanando dúvidas da população. A Semana de Mobilização e Combate a Dengue tem como parceira a ACE (Associação Comercial e Empresarial) que vai orientar os comerciantes da cidade e também o Tiro de Guerra de Penápolis, que fará um trabalho pontual nos cemitérios, eliminando água parada dos vasos e demais recipientes que tiverem acumulando água nos jazigos.

Casos de dengue
Até o início dessa semana, o Serviço de Vigilância Epidemiológica contabilizou 117 casos notificados (suspeitos) de dengue e 28 casos confirmados da doença em 2011. Dos 28 casos confirmados, apenas 3 são importados, de pessoas que residem em outras cidades. A encarregada de serviço, Lucimari Oliveira orienta para que as pessoas que tiverem febre e mais dois sintomas de dengue como dor de cabeça, dor no corpo, dor nos olhos, manchas vermelhas, por exemplo, que procurem uma unidade de saúde com urgência. “Em São José do Rio Preto já apareceu o vírus tipo 4 da dengue e como fazemos parte dessa região, o vírus pode chegar em Penápolis. É preciso que o paciente procure uma unidade de saúde com até três dias dos sintomas, para que os exames sejam feitos com maior eficiência”, esclareceu. Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade