Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/11/2008

Prevenção: Saúde promove Campanha contra a Hanseníase

Nesta segunda-feira, 10, tem início a Campanha do Sintomático Dermatológico de Hanseníase 2008, promovida pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Em Penápolis a campanha vai até dia 14, e será realizada em todas as unidades de saúde. O intuito é intensificar os diagnósticos e divulgar a doença entre a população para que possa haver conscientização e controle.
De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo, a prevalência da doença no Estado em 2007 foi de 1,04 casos por 100 mil habitantes; já na região de Araçatuba, o índice foi de 2,64 casos por 100 mil habitantes.
Segundo informou o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, Alexandre Almeida, o objetivo é combater a doença e ao mesmo tempo fazer com que as pessoas saibam a hora certa de procurar um médico caso apareçam os sintomas. "Toda a rede de saúde está envolvida na campanha, contando com médicos, enfermeiros, especialistas e auxiliares de enfermagem, além da equipe do PSF (Programa Saúde da Família), que dá explicações e faz recomendações sobre como o paciente deve agir", explica. "Quem apresentar sintomas da doença será avaliado pelo médico e encaminhado para exames e o devido tratamento gratuito na rede pública se houver necessidade", disse o enfermeiro.  A doença tem cura. Na primeira dose do tratamento, 99% dos bacilos são eliminados e não há mais chances de contaminação. Entre os sintomas da hanseníase estão o aparecimento de caroços ou inchados no rosto, orelhas, cotovelos e mãos. Também há o entupimento constante no nariz, com um pouco de sangue e feridas, além de redução ou ausência de sensibilidade ao calor, ao frio, à dor a ao tato. Manchas em qualquer parte do corpo, que podem ser pálidas, esbranquiçadas ou avermelhadas são indicadores da doença, assim como partes do corpo dormentes ou amortecidas, em especial as regiões cobertas. Secom - PMP

Saiba Mais sobre Hanseníase

Doença causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen, que ataca normalmente a pele, os olhos e os nervos. Não é uma doença hereditária. A forma de transmissão é pelas vias aéreas: uma pessoa infectada libera bacilo no ar e cria a possibilidade de contágio. Porém, a infecção dificilmente acontece depois de um simples encontro social. O contato deve ser íntimo e freqüente.
O bacilo de Hansen pode atingir vários nervos, mas contamina mais freqüentemente o dos braços e das pernas. Com o avanço da doença, os nervos ficam danificados e podem impedir o movimentos dos membros, como fechar mãos e andar. A hanseníase se apresenta, basicamente, de duas formas. O tratamento com medicamentos depende do tipo: paucibacilar (com poucos bacilos) e multibacilar (com muitos bacilos). O tratamento será 100% eficiente se for levado a sério do começo ao fim. Todos os medicamentos são distribuídos pela rede pública de saúde. Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade