Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/11/2008

Prevenção: Sílvia Covas tem vacinação contra a raiva hoje

A equipe de agentes do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis está se mobilizando para efetuar uma operação bloqueio de vacinação contra a raiva no bairro Sílvia Covas. A medida é necessária em função da possível infecção de animais que por ventura tenham tido contato com um morcego portador do vírus da raiva encontrado no bairro. O referido morcego foi capturado no último dia 07, e foi enviado para exames na Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araçatuba, onde constatou-se a presença do vírus. A comunicação do resultado do exame positivo foi feita na tarde de segunda-feira. O trabalho de vacinação de cães e gatos será feito casa a casa por cinco equipes da Vigilância, totalizando cerca de 20 pessoas. A tarefa será cumprida nesta quarta, quinta e sexta-feira (dias 26, 27 e 28) em todo o bairro e também em chácaras próximas. De acordo com a programação, o horário de visitação dos agentes será das 17h às 20h, período em que será mais fácil encontrar os moradores em suas residências, já que a maioria se ausenta para o trabalho. A recomendação é para que os moradores colaborem no sentido de manter os animais em casa e as carteirinhas à mão para agilizar o trabalho. Deverão receber as doses da vacina apenas aqueles animais que não foram vacinados durante a última campanha anti-rábica, ocorrida em setembro.

 

Contaminação

Segundo relatou o chefe da Vigilância Epidemiológica, Vlademir Marangoni Filho, ao investigar o aparecimento do morcego surgiu a suspeita de que pessoas possam ter mexido com o animal ainda vivo. Isso deixa o serviço em alerta, já que o morcego tem o hábito de lamber-se, espalhando pelo corpo a secreção que transmite o vírus da raiva. “Por essa razão vamos visitar as residências do Sílvia Covas, vacinar os animais e checar se alguma pessoa chegou a ter contato com esse morcego”, explicou. “A vacinação é a única forma de evitar a doença, que é mortal. A presença desse morcego com exame positivo mostra que o vírus está circulando entre nós”, alertou. Marangoni orientou que quando ocorrer o aparecimento de morcegos em casa ou na rua, que a população nunca mexa com o animal, jamais tocando nele. Se possível deve-se jogar um pano em cima, ou uma caixa de papelão, e chamar rapidamente um técnico da Vigilância. Os telefones para comunicados e para informações gerais sobre o assunto são 3652-7802 e 3653.5242. A sede da Vigilância (avenida Marginal Maria Chica 1.306, Centro). Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade