Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/09/2012

PREVENÇÃO: Polícia Militar promoverá ‘Semana do Trânsito Seguro’

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Alunos de escolas da rede pública e particular de Penápolis estão participando de atividades da Semana de Trânsito Seguro realizadas pela Polícia Militar

DA REPORTAGEM

 

Começa na próxima segunda-feira, 17, e se estende até domingo, 23, a 3ª Semana Municipal de Trânsito Seguro de Penápolis, promovida pela 2ª Companhia da Polícia Militar da cidade e com o apoio da Prefeitura Municipal. Este ano o evento conta com o slogan "No trânsito não tenha pressa, sua vida é o que interessa", criada pelo aluno Pedro Henrique Manzano da Silva Lopes, do 5º ano da Emef Armelindo Artioli durante concurso promovido em junho. A atividade objetiva mobilizar um grande número de pessoas e entidades, para a harmonia entre veículos e pedestres, maior humanização e o cumprimento efetivo de normas e leis para que haja uma diminuição significativa no número de acidentes em Penápolis. Muitos estudos mostram que a conscientização é o único meio eficaz para o cumprimento de leis, e consequentemente, diminuir o número de acidentes. Segundo a Polícia Militar de Penápolis, neste ano, são esperadas cerca de três mil crianças do 3º ao 5º ano das escolas estaduais, municipais e particulares, além de seus pais que também receberão orientações durante palestras ministradas nas escolas. Uma das características do evento é a exposição de painéis que mostram fotos de acidentes, além da exposição de materiais utilizados pelas autoridades para o socorro às vítimas de acidentes de trânsito. "As exposições e apresentações serão desenvolvidas em locais específicos da cidade, para alertar sobre os direitos e os deveres dos individuos do nosso trânsito, cujos papéis são de fundamental importância, para alcançarmos um trânsito mais seguro", comentou o 1º Tenente Flávio Augusto Bachiega Zambrosi, comandante do 1º pelotão da 2ª Companhia da Polícia Militar de Penápolis. Embora o início oficial do evento somente ocorra na próxima semana, a Polícia Militar já está realizando algumas atividades com as crianças das escolas da cidade. No ginásio de esportes do centro de Lazer a empresa Porto Seguro está com uma novidade, a "Cidade Portinho Seguro Itinerante", espaço lúdico e educativo desenvolvido para entretenimento e propagação do bom exemplo no trânsito, tanto para os futuros motoristas como aos pais dos condutores mirins. A ‘Cidade Portinho’ ficará até amanhã no Ginásio do Centro de Lazer, localizado na Av. Marginal Maria, ao lado da rodovia Arnaldo Covolan. Na ocasião, crianças entre 5 e 12 anos aprenderão, na prática, como se comportar na direção de um veiculo, utilizando bicicletas num circuito com cruzamentos, semáforos e outros elementos presentes nas ruas e avenidas. Amanhã, esta atração estará aberta ao público para visitação.

 

Programação

A abertura oficial da Semana acontece na segunda-feira, 17, às 07h30 no ‘teatro Lúmine’, contando com a presença, além de alunos, também de autoridades civis e militares. Entre os dias 17 e 21, haverá um trabalho realizado com crianças de escolas da cidade através de blitz nas ruas do centro, onde poderão conhecer e relembrar as principais normas para que o trânsito flua de forma segura para todos, além de refletirem sobre a necessidade urgente da mudança comportamental de todos, visando a diminuição de acidentes. Nas blitz, centenas de condutores serão orientados e receberão materiais sobre as normas e a conduta correta no trânsito, além disso, as crianças farão ainda autuações aos motoristas que estiverem cometendo alguma infração de trânsito, sem o pagamento de multas, apenas para a criação da consciência. Haverá ainda Workshops com o Corpo de Bombeiros e polícias Rodoviária e Ambiental. Já no dia 22, a partir das 09h00 haverá uma grande passeata com a participação das crianças, autoridades, viaturas policiais e do Corpo de Bombeiros. O encerramento oficial acontecerá no dia 23, domingo, às 16h00, no Parque Maria Chica. Aberto ao público, o evento contará com a participação do helicóptero Águia da Polícia Militar de Araçatuba, além do Canil da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Exército Brasileiro. Haverá parque de diversão montado no local para as crianças. Na oportunidade também serão arrecadados alimentos não perecíveis, e encaminhados para entidades da cidade. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade