Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/01/2024

Presidente do SIRP destaca a importância da Contribuição Sindical Rural para os produtores

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
João Antônio Castilho destaca que o Sindicato Rural fortalece a luta pelos interesses dos proprietários rurais

DA REDAÇÃO

Terá início no mês de maio o pagamento da Contribuição Sindical Rural. O tributo, que tem o pagamento voluntário, surge no contexto agrícola do Brasil como base para fomentar a prosperidade e a sustentabilidade no campo. A contribuição desempenha um papel decisivo na preservação dos interesses dos produtores rurais, impulsionando o progresso do setor agropecuário.
Por meio da Contribuição, o Sindicato Rural fortalece a luta pelos interesses dos proprietários rurais em questões legais, regulatórias e políticas, conforme destacou o Presidente do SIRP – Sindicato Rural de Penápolis, João Antônio Castilho.
“Ao realizar o pagamento da contribuição, os produtores colaborarão não só com a manutenção do sindicato, mas com o fortalecimento da sua representatividade junto às esferas governamentais, nas negociações coletivas, na defesa de um ambiente de negócios que favoreça a classe, especialmente nas áreas tributárias, judiciais e trabalhistas. Além disso, por meio desse tributo é possível manter atividades de grande importância como cursos especializantes, palestras e eventos voltados aos produtores ruais”, enfatizou Castilho.
O presidente do SIRP explicou ainda que a Contribuição Sindical Rural é canalizada para programas que visam promover a conservação do meio ambiente, incentivando a implementação de técnicas agrícolas que minimizem impactos negativos.

Origem
Segundo informações da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária, a Contribuição Sindical Rural existe desde 1943 e é paga pelos produtores rurais, pessoa física ou jurídica. O cálculo é efetuado com base nas informações prestadas pelo proprietário rural ao Cadastro Fiscal de Imóveis Rurais (CAFIR), administrado pela Secretaria da Receita Federal.
A Confederação explica ainda que o sistema sindical rural é suprido por duas fontes de recursos que proporcionam as necessárias condições para atuar em nome dos produtores rurais, defendendo seus interesses e reivindicações. A mais expressiva delas é a Contribuição Sindical. A segunda forma de custeio são as mensalidades espontâneas dos associados aos sindicatos rurais.
Vale destacar que o sistema sindical rural tem como foco a solidariedade social, a livre iniciativa, o direito de propriedade, a segurança jurídica, economia de mercado; e os interesses do País.

Como contribuir
A CNA envia ao produtor rural um boleto bancário, já preenchido com o valor da Contribuição Sindical Rural. Até o vencimento, o boleto poderá ser pago em qualquer agência bancária. Após vencimento, o produtor rural deve retirar a segunda via do boleto bancário.

Saiba mais
Os produtores rurais de Penápolis e região que necessitem mais informações sobre a Contribuição Sindical Rural, os serviços e os benefícios oferecidos pelo SIRP – Sindicato Rural de Penápolis, devem entrar em contato com a equipe especializada da instituição pelos telefones (18) 3652-1424 ou 3652-5025.
A sede do SIRP está localizada na Avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins, número 530, no centro da cidade.

(Com A/I AI/SIRP)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade