Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/01/2013

Presidente do Cisa, Célio consegue reunião inédita com Secretário da Saúde

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Prefeito de Penápolis entregou ao Secretário de Estado, Giovanni Cerri, um relatório com o balanço completo das atividades do Cisa

Pela primeira vez um Secretário de Estado da Saúde recebeu uma caravana de prefeitos integrantes de um Consórcio de Saúde. O feito se deu na semana passada, dia 16, em São Paulo. Presidente do Conselho de Prefeitos do Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde), o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, liderou o grupo de Chefes do Executivo para apresentar reivindicações ao Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Giovanni Guido Cerri.
Segundo explicou o prefeito Célio, a audiência com Cerri foi possível com a intermediação do deputado federal Eleuses Paiva (PSD). “Foi um encontro inédito, e por isso um importante marco para o Cisa”, considerou Célio de Oliveira.
O prefeito informou que a audiência foi uma espécie de pedido de socorro financeiro ao Secretário de Estado, tendo em vista as sérias dificuldades pelas quais o Cisa vem passando nos últimos anos.
“O Cisa foi o primeiro consórcio de saúde criado no Brasil, e na época do seu surgimento, em 1986, o Governo do Estado colaborava com cerca de 90% dos recursos financeiros para sua manutenção. Hoje em dia não há mais ajuda nenhuma”, disse Célio.
“Desta forma foi surgindo um grande problema, pois a participação do Sistema Único de Saúde, do Governo Federal, não é suficiente, e os municípios por sua vez não tem fôlego para bancar tudo. Daí começou a ser gerado um déficit que só vem crescendo”, explicou. “Por isso nos reunimos, os sete prefeitos que formam o Cisa, e fomos reivindicar ajuda”.
O prefeito de Penápolis entregou em mãos ao Secretário de Estado, Giovanni Cerri, um relatório com o balanço completo das atividades do Cisa. Neste relatório, por exemplo, estão detalhados quantos e quais procedimentos realizados, entre outros dados, como valores ainda a serem repassados pelos municípios, gastos e valores das dívidas atuais.
Célio de Oliveira está otimista com relação à ajuda da Secretaria Estadual da Saúde, pois segundo ele o secretário Cerri se mostrou sensibilizado com a situação.
“Cerri nos pediu  um prazo de 30 dias para fazer um levantamento técnico e legal, com base no relatório que entregamos, para definir que tipo de ajuda o Governo de São Paulo pode oferecer ao Cisa” , concluiu o prefeito de Penápolis.
Hoje o Consórcio Intermunicipal de Saúde é composto pelos municípios de Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério, Luiziânia e Penápolis, e atende a uma população com mais de 96.400 pessoas.
As Unidades de Saúde que compõem o CISA são a Clínica de Especialidades (Ambulatório de Especialidades, Ambulatório de Ortopedia, Serviço de Atendimento Especializado DST/HIV/AIDS); Unidade Integrada de Saúde Mental (Ambulatório de Saúde Mental, Centro de Atenção Psicossocial); e Laboratório Local Adolfo Lutz de Análises Clínicas. Estes serviços foram criados visando à racionalização dos recursos da área de saúde, e a garantia de prestação de serviços especializados, principalmente aos municípios de menor porte.

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade