Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/01/2015

Presidente da Câmara, Alexandre Gil fala sobre propostas

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Alexandre Gil (PT) ressalta que o papel do vereador é o de fiscalizar o Executivo e promete ser austero

DA REPORTAGEM

O vereador Alexandre Gil de Mello (PT) assumiu no dia 1º de janeiro seu mandato como presidente da Câmara de Vereadores de Penápolis. Ele preside a Casa de Leis no biênio 2015/2016, substituindo Caíque Rossi (PSD). Em entrevista para a reportagem do DIÁRIO, Gil comentou que está satisfeito com seu trabalho feito nos dois primeiros anos na Câmara, onde, segundo ele, pôde desenvolver diversos projetos sociais, para a educação, entre outros. “Foi um grande aprendizado para mim e o trabalho esteve dentro daquilo que esperávamos, o que me deixou contente, já que pude atuar em prol da população, na qual somos representantes dentro da Câmara”, comentou. Dentre seus trabalhos, Gil destacou alguns encaminhamentos realizados por ele. Audiências públicas com iniciativa do vereador também foram realizadas nos dois primeiros anos de sua legislatura. “Entre elas, tivemos as audiências da Saúde e da própria Santa Casa de Penápolis, que passou por momentos bastante difíceis e que pudemos contribuir para que a situação melhorasse junto com a população”, disse. No início do mês, o vereador publicou em sua página de relacionamento, na internet, um balanço sobre seu trabalho no ano de 2014, o que, para ele, é fundamental para mostrar transparência. “Um vereador é o representante da população desta forma é muito importante mostrar o que se tem feito para as pessoas. A transparência é fundamental para que a população confie em seu trabalho e possa interpretar a política como algo bom”, explicou. 

Expectativa
O novo presidente do Legislativo destacou que assumir um cargo como este é motivo de orgulho, principalmente pela boa referência que a casa possui dentre as demais Câmaras do Estado. “A Câmara de Penápolis é referência para as demais por conta de sua atuação entre os vereadores. Além disso, contamos com o trabalho de profissionais competentes que nos ajudam muito com a seriedade dos trabalhos aqui prestados”, enfatizou. 
Como presidente, Gil acredita que terá um grande desafio pela frente: o de aproximar a população ainda mais da Câmara, incentivando a participação social. Para ele, o estreitamento de relação entre vereador e população faz com que o trabalho se torne ainda claro e competente. “Nós trabalhamos para a população. Quando estreitamos a relação com as pessoas, temos mais chances de acertar em nosso trabalho e em ideias para uma cidade cada vez melhor”, disse. Entre as mudanças que o presidente pretende em sua gestão, é em relação à audiências públicas realizadas pela Câmara. Para ele, o fato de algumas destas audiências serem realizadas durante a semana em horário comercial prejudica a participação popular. “Todos sabemos que quando um encontro importante é marcado durante o dia, as pessoas não podem participar por estarem no trabalho. Entretanto, essa participação é maior quando o encontro ocorre à noite, por exemplo, em um horário alternativo”, ressaltou.
Já pensando na participação popular, o vereador revelou que pretende marcar, o mais breve possível, um encontro entre a população e representantes da Saúde de Penápolis para que seja implantada uma discussão sobre o problema da dengue, que tem atingido a cidade de forma preocupante. “Quero realizar uma reunião pública para que o problema seja explicado e a real situação exposta. A participação da população também será muito importante para que ideias sejam discutidas a fim de amenizarmos este problema que afeta de forma preocupante nosso município”, disse. O encontro será amplamente divulgado em breve. 

Relação
Alexandre Gil destacou também que a relação entre o Poder Legislativo e o Executivo deve ser de respeito, mas com independência. “Nosso papel é o de fiscalizar a atuação do Executivo é o que faremos. Temos que ter o compromisso de zelar pelo serviço público. Por isso seremos austeros em relação a isso, cobrando o respeito pelo recurso público”. Segundo Gil, o compromisso de devolver parte dos recursos passados pela Prefeitura ao Legislativo é importante, mas que um orçamento enxuto também é fundamental. Gil explicou que em 2014 o orçamento da Câmara foi de R$ 3,7 milhões. Para o ano de 2015, é de R$ 3,3 milhões. “Já começamos com uma economia por aí, no orçamento. É claro que temos que saber controlar nossos gastos, por isso, quero além de já economizar no orçamento anual, economizar nos gastos, podendo devolver aos cofres públicos o valor justo”, comentou. Para finalizar, Gil comentou também a relação entre os vereadores. Para ele apesar dos embates existentes entre os pares, a relação entre eles é pautada pelo respeito. “Opiniões diferentes e discussões são normais. Entretanto o que deve prevalecer é o respeito. Saber ouvir é importante para a formação de ideias que ajudem a complementar a visão de cada um, por isso considero muito importante cada discussão”, finalizou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade