Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/08/2013

Presbiterianos comemoram 154 anos da Igreja no Brasil

DA REDAÇÃO

 

No próximo dia 12 de agosto, a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) completa 154 anos de implantação no país. A data marca a chegada do missionário Ashbel Green Simonton ao Rio de Janeiro em 1859 e a iniciação dos trabalhos pastorais de evangelização. A igreja, que tem como característica altos investimentos em educação e promoção da pessoa, possui hoje aproximadamente 700.000 membros e é considerada uma das mais importantes instituições religiosas e educativas do mundo. Para que as pessoas pudessem ler e interpretar a bíblia as igrejas reformadas sempre estiveram ligadas à educação. Isso permitiu a criação de importantes instituições de ensino na Europa e na América, entre elas Harvard, Princeton e Yale, que estão entre as 10 melhores do mundo. No Brasil foi fundada a Universidade Presbiteriana Mackenzie, considerada segundo a QS Quacquarelli Symonds University Rankings uma das 100 melhores instituições da América Latina. De acordo com Alderi Souza de Matos, historiador oficial da IPB, a origem da igreja nos remete ao período do império (segundo reinado) quando o país começou a receber imigrantes protestantes. Nessa época existiam dois tipos de protestantismo, o de imigração, que surgiu em 1820, e o de missão, em 1850. Esse último proporcionou a expansão do presbiterianismo e da atual Igreja Presbiteriana do Brasil. Segundo o historiador, a IPB se encontra numa posição intermediária em relação às demais igrejas evangélicas. Não é tão grande como as pentecostais, porém, não é tão pequena. A igreja cresce conservando os preceitos que a originaram e multiplica-se à medida que seus valores e ideais são compreendidos e integrados na sociedade para o bem comum. O estilo do culto e a liturgia da IPB também diferem das demais igrejas. Enquanto algumas se caracterizam por um estilo bastante efusivo em suas pregações, no presbiterianismo os cultos são ordenados, respeitosos e solenes, uma tradição nas igrejas históricas.

 

Sobre o Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

 

Sobre a Igreja Presbiteriana do Brasil

A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma federação de igrejas que têm em comum uma história, uma forma de governo, uma teologia, bem como um padrão de culto e de vida comunitária. Historicamente, a IPB pertence à família das igrejas reformadas ao redor do mundo, tendo surgido no Brasil em 1859, como fruto do trabalho missionário da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos. 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade