Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/10/2010

Preparação: Cemitérios passam por reparos para o dia de Finados

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Pedreiro realiza reparos em túmulo aproveitando último dia estipulado para este trabalho

DA REPORTAGEM

Com a proximidade do feriado de Finados, os cemitérios da cidade, Necrópole Santa Cruz e Jardim da Paz, estão recebendo os últimos reparos para que possam receber centenas de pessoas que visitam os túmulos de parentes e amigos já falecidos. Na Necrópole Santa Cruz, muitas pessoas vão ao local para limpar os túmulos. Funcionários da prefeitura realizam a limpeza e manutenção do espaço. De acordo com a encarregada dos cemitérios, Fátima Imae, o período para limpeza e reformas dos túmulos terminou ontem. “O período para que seja feita as reformas foi o suficiente para que as pessoas fizessem os trabalhos. Até domingo será permitido que as pessoas realizem a limpeza e a lavagem dos túmulos, tudo para que no dia de Finados esteja tudo em ordem”, comentou. A recomendação é para não deixar a sujeira acumulada nas ruas de circulação do cemitério. Para isso a coordenação do cemitério está disponibilizando pás para a coleta, sacos de lixo e vários tambores para depósito do material inservível. “Estamos tomando esta medida para que possamos conservar o local limpo, mas não adianta fazer nossa parte e as pessoas sujarem novamente na hora de realizar a limpeza do túmulo”, ressalta a encarregada. Para o dia de Finados, está sendo organizada uma infra estrutura especial  para receber as centenas de munícipes e demais pessoas que devem passar pelos dois cemitérios da cidade. Ainda de acordo com Fátima, banheiros químicos e bebedouros de água serão instalados para maior comodidade dos visitantes. Uma ambulância e vigias da prefeitura estarão de plantão para eventuais problemas, e a Polícia Militar fará, durante todo o dia, rondas para garantir a segurança pública. Missas serão realizadas durante o dia de Finados. Na capela da Necrópole será realizada missa às 8 e 16h00. Já no Jardim da Paz a missa será realizada às 9h.

Cuidado
No Dia de Finados é comum as pessoas levarem vasos de flor para enfeitar os túmulos. Mas há uma recomendação  para evitar problemas de proliferação da Dengue. A encarregada dos cemitérios da cidade alerta para os cuidados necessários para que não haja focos de mosquitos transmissores da doença ocasionados por água parada em vasos. “É importante que as pessoas não deixem água parada nos recipientes, por isso, é necessário colocar areia grossa em vasos de flores artificiais para que não haja o acúmulo de água de chuva. Nos vasos de flores naturais, as pessoas precisam fazer furos no fundo para que a água escoe”, explicou Fátima. Com relação ao cemitério Jardim da Paz, a encarregada pede para que dêem preferência para as flores naturais. Outro problema que tem prejudicado os túmulos na Necrópole Santa Cruz, é o plantio de pinheiros. Estas plantas criam longas raízes e, quando plantadas próximas a um túmulo, danifica a sua estrutura e dificulta o trabalho dos coveiros quando é necessário abrir alguma cova concluiu. O cemitério Necrópole Santa Cruz tem registrado, de 4 de janeiro de 1915 até ontem,  35.717 sepultamentos. Já o Jardim da Paz, inaugurado em 23 de setembro de 2007, possui 295. (Rafael Machi) 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade