Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/06/2014

Prefeitura retoma construção da Ponte do Lajeadinho

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Secretário Reinaldo Morás (à frente) acompanha a retomada dos trabalhos para a construção da ponte de concreto

A Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria de Obras e Serviços retomou na segunda-feira, 03, as obras de reconstrução da ponte de concreto do bairro rural Lajeadinho. A obra atende solicitação dos proprietários rurais e moradores das imediações durante as reuniões do Orçamento Participativo realizadas no ano passado, sendo que o prefeito Célio de Oliveira havia previsto a reconstrução da citada ponte, também conhecida como ponte do Anhezini. 
A ponte será reconstruída em concreto, com aproximadamente 22 metros de comprimento. Trata-se de uma obra executada com recursos próprios da Prefeitura de Penápolis, com custo total estimado em R$ 210 mil. 
A ponte do Lajeadinho começou a ser construída na Administração anterior, entretanto, foi paralisada ainda na fase de serviços preliminares. A atual Administração retoma o serviço agora no mês de junho, época em que não há incidência de chuvas, viabilizando a construção da ponte. 
De acordo com o secretário de Obras e Serviços, Reinaldo Munhoz Morás, é impossível executar uma obra dessas no primeiro semestre, pois as chuvas do início do ano destruiriam todo o serviço. “Teríamos grande perda de material e mão de obra, por isso, a construção requer tempo estável, sem chuvas”, explicou Reinaldo. 
Além disso, a construção da ponte exige máquinas pesadas, como a escavadeira hidráulica fornecida pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), fundamental na abertura de valas, remoção e carregamento de terra, enfim, todos os serviços pesados necessários. 
O secretário de Obras ainda comenta que não foi possível executar a obra no ano passado porque a escavadeira hidráulica foi utilizada na construção da galeria na avenida José Pinto de Almeida, uma obra prioritária, pois atende a um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), firmado entre a Prefeitura e a Promotoria Pública.
“Agora que o equipamento pesado foi liberado e estamos em época de pouca precipitação pluviométrica, conseguimos retomar a construção da ponte do Lajeadinho”, disse o secretário Reinaldo Morás. 

Serviços 
A referida ponte já possui as estacas de concreto cravadas e vigas moldadas. As obras a serem retomadas contemplam serviços de preparação e concretagem do fundo, paredes, vigas e suportes de sustentação, além do “tabuleiro principal” e guarda-corpos de acabamento, todos em concreto armado. A cada preparação de ferragens, haverá a concretagem das etapas construtivas da ponte. 
Todos esses serviços estão sendo executados pela equipe de construção de pontes de concreto da Secretaria de Obras, composta por experientes armadores ferragistas, pedreiros, serventes e carpinteiros, além do importante apoio do Daep, com o fornecimento da escavadeira hidráulica. A reconstrução da ponte tem o acompanhamento da equipe técnica do setor de Engenharia da Secretaria de Obras.
A obra está prevista para ser concluída em 90 dias, caso as chuvas não atrapalhem o andamento da obra. Enquanto a ponte não for concluída, os moradores do bairro Lajeadinho devem utilizar o acesso pela estrada do Colégio Agrícola. Assim que a ponte estiver pronta, ela interligará também a estrada do Aeroporto ao Colégio Agrícola.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade