Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/03/2012

Prefeitura organiza Circuito Rural de Saúde

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Uma reunião para acertar detalhes da promoção foi realizada na última sexta-feira

A Prefeitura de Penápolis deu início aos preparativos para realização do Projeto Circuito Rural de Saúde. O mesmo deve ter sua primeira etapa realizada no final de abril, oportunidade em que será desencadeada uma série de eventos em diversos bairros rurais do município. A proposta é realizar um evento por mês. O objetivo é levar atividades diversificadas a este público, desde exames e orientações de saúde até o lazer, esportes e entretenimento, tudo gratuitamente. Uma reunião para acertar detalhes da promoção foi realizada na última sexta-feira, 16. O trabalho envolverá equipes da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente, Secretaria de Esportes Lazer e Juventude, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Governo e Gestão Participativa e Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). De acordo com informações do secretário municipal de Agricultura, Lucas Torrezan, a intenção é dar assistência básica de saúde aos moradores da zona rural, que nem sempre têm condições de chegar à cidade para procurar atendimento. “Infelizmente o município ainda não dispõe de um Programa de Saúde da Família para área rural, por isso queremos proporcionar eventos como este. Através desta iniciativa ficará mais fácil, para aqueles que precisam, realizar exames, tomar vacinas ou participar de jogos esportivos, por exemplo”, comentou Torrezan. O secretário revelou ainda que segundo levantamentos do município, cerca de 2.600 pessoas moram na zona rural de Penápolis, divididas em 23 bairros. Segundo o que ficou definido na reunião preparatória, estarão à disposição dos moradores da zona rural, no período da manhã, os serviços de vacinação, coleta de exames preventivos de Papanicolau, aferição de pressão arterial, exames de glicemia e orientações em saúde bucal, dengue, leishmaniose, verminoses, aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. Também haverá orientações sobre cuidados com água de poços artesianos e construção de fossas sépticas. Um médico veterinário e um engenheiro agrônomo também estarão à disposição para orientações e esclarecimentos. Haverá almoço no local (ainda a ser definido e divulgado em breve); na sequência serão desenvolvidas durante todo o período da tarde, atividades esportivas, recreativas e culturais.

Agrotóxicos
Outro aspecto importante do Circuito Rural de Saúde, ressaltado pelo secretário de Agricultura, é a realização de exames para verificar a existência e grau de contaminação por agrotóxicos, no caso daqueles trabalhadores que praticam o manuseio destas substâncias. Para este tipo de atendimento a Prefeitura Municipal firmou uma parceria com a Unicamp, que enviará técnicos à cidade no próximo mês de abril para atuar junto ao projeto criado pela prefeitura. “Nesta parceria a Unicamp vai também capacitar agentes da área da Saúde do nosso município para desenvolver esta avaliação em eventos posteriores”, disse. Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade