Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/05/2007

Prefeitura Municipal promove “Dia de Mobilização por uma Cidade Limpa”

Foi organizada pela Prefeitura de Penápolis uma grande operação de limpeza da cidade para o próximo sábado, dia 19 de maio. Trata-se do “Dia de Mobilização por uma Cidade Limpa”, iniciativa encabeçada pela Secretaria Municipal de Saúde. Será um dia todo dedicado ao recolhimento do lixo depositado nos quintais das residências, cujo acúmulo favorece a proliferação dos mosquitos transmissores da dengue e da leishmaniose.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Cristina Fogolin, o objetivo é eliminar os criadouros dos mosquitos e principalmente sensibilizar a comunidade para a questão, já que segundo Cristina precisa haver o compromisso de cada morador em zelar pela sua casa e seu quintal.

“Estamos mais uma vez na tentativa de conscientizar a população sobre a responsabilidade que ela tem perante seu imóvel. Neste dia de mobilização pedimos que os moradores de todos os bairros colaborem com a Prefeitura nesta tarefa de retirada dos criadouros”, enfatizou.

A iniciativa conta com o apoio das secretarias municipais de Obras, Agricultura e Educação, Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis), Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e Tiro de Guerra 02-027.

A Prefeitura também conseguiu a participação de diversas empresas da cidade que estão cedendo o dia de trabalho de caminhões, máquinas e motoristas para auxiliar no recolhimento do material. São elas: Sistema Agrícola, Só Terras, Transpenápolis, Sementes A. Maschietto, Transportadora Expir, Auto Posto Caneco de Ouro, Transportadora Arikawa e Auto Posto Marin.

“Estamos ainda aguardando a confirmação de outras empresas da cidade que também foram convidadas a colaborar nesse grande mutirão”, disse o coordenador do Consórcio Lajeado, Carlos Alberto Feltrin.

O trabalho de recolhimento dos dejetos no próximo sábado começa às 07h00; para esta tarefa foram designados cerca de 30 caminhões, 05 máquinas pá-carregadeiras e quase 500 pessoas, entre motoristas, braçais, funcionários da Saúde, atiradores do TG e voluntários.

 

Escolas

Cristina Fogolin lembrou que os estudantes da rede municipal também participam ativamente da mobilização. “Durante a semana os alunos das escolas municipais estão desenvolvendo uma campanha de divulgação casa a casa, percorrendo residências dos bairros onde ficam as escolas, e distribuindo panfletos e sacos de lixo para que já comece a ser feita a retirada do material inservível”, revelou a secretária. “Este trabalho das crianças é de grande importância, já que além de difundirem a campanha elas também aprendem a combater as doenças, se tornando com certeza adultos mais responsáveis e conscientes do seu papel na sociedade”, observou Cristina. E continuou: “Estamos saindo de um período de epidemia de dengue e precisamos conter também a ameaça da leishmaniose. Tanto num caso como no outro a saída é eliminar os criadouros, pois quando não há mosquito também não há a transmissão das doenças. As pessoas precisam se comprometer em fazer essa limpeza dos quintais constantemente. Tem que haver um compromisso, uma rotina”, reforçou ela.

 

Véspera

Sobre a limpeza dos quintais e colocação do lixo na rua para recolhimento por parte da prefeitura, a chefe do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Rosalícia Maria Lundstedt, orientou a população a depositar o material na rua na véspera do recolhimento. “Se a pessoa deixar para fazer a limpeza e retirada do lixo no dia da campanha, ou seja, no sábado, pode acontecer de quando isso for feito os caminhões e máquinas já terem passado pelo local”, alertou. “Neste caso o morador terá que arcar com a retirada do material, pois a equipe de recolhimento não vai voltar nas localidades onde já houve o recolhimento uma vez. Por isso é preciso ficar atento”, frisou Rosalicia. Ela também reforçou a informação de que o recolhimento da campanha será feito apenas no sábado, dia 19 de maio. “Não se deve por lixo para fora depois desta data”. Sobre o histórico dos casos de leishmaniose na cidade, Rosalicia informou que em 2003 foram registrados 11 casos da doença, sem óbitos; 2004 teve 12 casos, também sem óbitos; em 2005 foram 07 casos da doença e 02 óbitos; em 2006 houve 11 casos de leishmaniose, com 03 óbitos. Neste ano de 2007 já são 02 os casos da doença.

 

O que eliminar

O flebótomo, mosquito que transmite a leishmaniose, se prolifera em matéria orgânica em decomposição; por isso devem ser retirados materiais como restos de comida, fezes de animais (cão, gato, galinha, pato, coelho, etc), folhas amontoadas, restos de frutas que caem do pé, madeira acumulada e lixo doméstico destampado.

No caso da dengue, o mosquito aedes aegypti põe seus ovos em água limpa acumulada em recipientes como latas, pneus, garrafas, pratos de plantas, calhas, caixas d’água destampadas, ralos, piscinas sem manutenção, entre outros locais. Por esta razão todo recipiente possível de acumular água parada deve ser eliminado durante a campanha. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade