Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/12/2013

Prefeitura executa obras para drenagem de ruas no residencial Santa Leonor

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Conjunto de obras necessárias no Santa Leonor devem ficar em aproximadamente R$ 1 milhão

Dando continuidade a um compromisso firmado com a população penapolense, em especial os moradores do Residencial Santa Leonor, a Prefeitura de Penápolis, está executando diversas obras para regularização do problema enfrentado por aquela comunidade: há anos a água brota da terra em diversos pontos, invadindo casas, quintais e ruas, trazendo prejuízos de todo tipo.
Segundo informações do secretário municipal de Obras, Reinaldo Munhoz Morás, atualmente estão sendo feitas as demarcações topográficas de níveis e pontos de drenagem de águas pluviais. “Inclusive já foram iniciados os serviços de troca de solo e reaterro compactado das ruas Prefeito Gumercindo dos Reis e Rua Arnaldo F. da Silva”, explicou o secretário.
Ainda segundo Morás, a umidade ocasionada pela água que brota nos citados pontos do bairro impossibilitou que o mesmo fosse totalmente pavimentado junto com as demais vias que já receberam este benefício em anos anteriores.
“O Parque Santa Leonor é um loteamento residencial implantado por um empreendedor no ano de 1999. Nos anos que se seguiram, foram identificados vários trechos de vias públicas, sobretudo na região próxima ao Córrego da Estiva, apresentando pontos de umidade em virtude de lençol freático superficial”, revelou ele.
“Buscando uma solução para o caso, a administração municipal reunida com a Promotoria de Justiça de Penápolis, moradores do bairro e a equipe técnica do Serviço de Engenharia da Prefeitura, definiram por iniciar um processo de ações para dar fim ao incômodo dos moradores”.

Obras
O secretário de Obras da Prefeitura revelou que o conjunto de ações a serem desenvolvidas para solucionar a questão é composto por obras de drenagem, instalação de galerias e troca de solo das vias; isso possibilitará, em etapas, implantar as guias/sarjetas e a pavimentação no restante do bairro.
“Dependendo da instabilidade climática, nas próximas semanas será iniciado o trabalho de desassoreamento do leito do Córrego da Estiva, que corta o bairro, com um tipo de retro-escavadeira específica fornecida pelo Daep, para possibilitar aumento da calha e vazão do córrego, além da instalação de tubos de concreto para auxiliarem na drenagem do solo”, acrescentou.
Ao final dos trabalhos no Residencial Santa Leonor, deverão ser implantados apenas nos trechos das ruas Prefeito Gumercindo dos Reis e Rua Arnaldo F. da Silva, aproximadamente 680 metros lineares de guias e sarjetas de concreto e 3.000 metros quadrados de pavimentação asfáltica.
Considerando a complexidade e alto custo das obras que deverão ser executadas, estimadas em aproximadamente R$ 1 milhão, o secretário de Obras disse não é possível precisar o prazo de conclusão dos trabalhos, já que serão todos executados com recursos próprios da Prefeitura.
O prefeito Célio de Oliveira afirmou que a Administração municipal vai tentar fazer tudo o que for possível para melhorar a vida das pessoas que moram nestes pontos críticos, pois além dos danos nos imóveis, elas ficam privadas de outros benefícios, como o tão desejado asfalto.
“Já estive diversas vezes no bairro conversando com moradores, inclusive uma das primeiras visitas à comunidade que eu fiz, logo no início do mandato, foi àquela localidade”, lembrou Célio. “Lá eu pude constatar in loco os problemas, conversar com as pessoas, verificar a gravidade. Solucionar essa questão é um compromisso que assumimos e cuja semente foi plantada bem no começo do nosso governo, quando estivemos ouvindo a população lá no bairro”, acrescentou.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade