Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/08/2010

Prefeitura executa melhorias nas estradas rurais

A Administração Municipal vem constantemente atendendo os pedidos da população dos bairros rurais de Penápolis que há muito tempo ficaram esquecidos. Seja por meio de construção de pontes, melhoria nas estradas rurais ou incentivando a agricultura familiar, o fato é que os moradores dessa região têm sido beneficiados com diversos programas municipais. O prefeito João Luís dos Santos destaca a criação do Programa Municipal de Melhoria das Estradas Rurais, que tem recuperado muitas estradas no município, dando perfeitas condições de tráfego. Esse programa, também chamado de “Boa Estrada”, beneficia tanto o acesso dos moradores à cidade, como o escoamento dos produtos agrícolas, sendo realizado pela Secretaria Municipal de Obras em parceria com o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e o Consórcio Ribeirão Lajeado. Atuando conjuntamente com o “Programa Melhor Caminho”, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o município tem a mesma proposta que dispõe sobre o uso, conservação e preservação do solo agrícola. Segundo o prefeito João Luís, as características são as mesmas e incluem dotar as estradas de estruturas que evitem a ocorrência de erosão nas propriedades lindeiras, como segmentos de terraços ou bacias de captação, para possibilitar, ainda, a infiltração das águas pluviais e aumentar a recarga do lençol freático. “Como programa Boa Estrada vamos melhorar também as condições de suporte e de rolamento das pistas das estradas rurais. Ao conservar as estradas rurais não pavimentadas, preservamos os recursos naturais, água e o solo, prevenindo e controlando a erosão”, explicou o prefeito. Isso, segundo ele, vai estimulando a adoção de práticas conservacionistas pelos agricultores. Na avaliação geral dos parceiros municipais neste programa, a atuação constante vai garantir melhores condições de escoamento, armazenamento e infiltração das águas pluviais, controlando e prevenindo a erosão, reduzir o custo de conservação das estradas rurais e alongar sua vida útil, assim como reduzir o custo de transportes dos insumos e produtos agrícolas.

Estradas beneficiadas
De acordo com o secretário municipal de Obras, Francisco Gomes Garcia, o Chiquinho, atualmente a equipe trabalha na execução de melhorias da Estrada da Santana, que fica na divisa entre Penápolis e Alto Alegre. Foi necessário quebrar barrancos de aproximadamente quatro metros de altura para que a estrada ficasse em condições para a passagem de automóveis e caminhões. Cerca de três quilômetros já foram recuperados da Estrada da Santana, mas segundo Chiquinho, falta ainda cerca de quatro quilômetros a serem melhorados. Vale lembrar que na semana anterior, a Prefeitura inaugurou a Ponte da Araponga, que fica nessa mesma região. “Estamos proporcionando ao morador do meio rural o transporte seguro dos insumos e safras agrícolas, estimulando a produção e o acesso à educação, saúde, abastecimento e lazer dos centros urbanos, melhorando a qualidade de vida”, disse Chiquinho. Outra estrada rural que já foi recuperada com o Programa Municipal de Melhoria das Estradas Rurais é a Estrada da Boa Esperança. Conforme comentou o secretário Chiquinho, outras estradas rurais já estão incluídas no cronograma para serem melhoradas, sendo que há uma ordem de prioridade que leva em conta as condições da estrada. Já estão nesse cronograma a Estrada da Jacutinga; Estrada Velha da Braúna, onde está sendo construída uma nova ponte; a Estrada do 27 e a Estrada da Barra Bonita. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade