Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/03/2017

Prefeitura entrega kits de sementes às famílias das Hortas Comunitárias

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
As famílias foram orientadas em manter as hortas limpas e sem focos do mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Penápolis iniciou nesta terça-feira (21) a entrega de mais de 1.000 kits de sementes para as famílias participantes do projeto Hortas Comunitárias, totalizando 50 hortas em diversos bairros da cidade. A entrega desses kits é realizada todos os anos, como incentivo para que as famílias iniciem o plantio das hortaliças nessa época do ano que é mais favorável. 
Os primeiros locais visitados para entrega dos kits foram as hortas do bairro Jardim Del Rey, Tóquio e Tropical. Um calendário já foi elaborado para a distribuição dos demais kits ao longo dos próximos dias.
Cada kit é composto por sete tipos de sementes (almeirão, alface, cenoura, rabanete, rúcula, salsa e beterraba), além de calcário e adubo para auxiliar no preparo do canteiro e crescimento das hortaliças. 
Durante a entrega o prefeito Rubens Bertolini conversou com a comunidade sobre a importância do projeto Hortas Comunitárias. Ele agradeceu a presença e também parabenizou as famílias pela dedicação junto à horta daquele bairro. 
O projeto de hortas comunitárias já recebeu prêmio nacional e reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) pela sua relevância junto à comunidade penapolense. Além de oferecer alimento saudável, o projeto proporciona economia doméstica e favorece o convívio entre os participantes.
Durante o encontro com moradores, todos foram orientados quanto ao descarte correto do lixo, evitando acúmulo indevido de resíduos próximo às hortas. Também houve orientações sobre controle de criadouros do mosquito Aedes aegypti.


Participantes são orientados sobre economia de água e prevenção de doenças

Durante a distribuição dos kits nas Hortas Comunitárias dos Jardins Tropical e Tóquio, os participantes do projeto Horta Comunitária receberam orientações do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura e do Centro de Educação Ambiental do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis).
Na ocasião, a pedagoga do CEA, Fernanda Marin Campachi, abordou a questão do uso racional da água e do consumo consciente nas atividades diárias nas hortas comunitárias. “Os usuários das hortas devem ficar atentos para economizar água durante a irrigação e evitar desperdícios”, explica Fernanda.
A pedagoga do CEA também orientou as famílias participantes do projeto a observarem se há vazamentos nas torneiras ou canos danificados que podem alterar o consumo da água. 
Já a encarregada do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Lucimari Domingues Oliveira, falou sobre a importância do mutirão para retirada de entulhos que são focos de criação do Aedes aegypti que provocam dengue, chikungunya, zika e febre amarela. 
“Precisamos que todos se mobilizem em manter a limpeza e organização das hortas. Qualquer recipiente que acumule água deve ser descartado e os canteiros devem ser limpos frequentemente evitando o acúmulo de matéria orgânica que serve como criadouro para o mosquito palha, transmissor da leishmaniose”, alerta Lucimari.
“Também é preciso ficar atento ao armazenamento de água que pode trazer riscos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. As hortas que utilizam os tambores como reservatórios de água devem mantê-los bem fechados com telas e fazer uma lavagem semanal”, conclui.
Nas próximas semanas, as equipes do CEA e Vigilância Epidemiológica iniciarão visitas em todas as hortas comunitárias. O objetivo é conscientizar sobre a importância desse projeto e seus benefícios para as famílias, mas que cada cidadão tem o compromisso de zelar pelo local cedido pelo poder público.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade