Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/11/2007

Prefeitura e Apeoesp organizam Semana da Consciência Negra

De 18 a 25 de novembro acontece em Penápolis a Semana da Consciência Negra. As atividades, todas de graça e abertas ao público em geral, foram programadas em conjunto pela Prefeitura, através da Museu Histórico e Pedagógico Fernão Dias Paes, Biblioteca Pública Municipal Prof. Fausto Ribeiro de Barros, e a Apeoesp (Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) – Subsede Penápolis. Segundo os organizadores, os eventos programados têm o intuito de promover a reflexão acerca do preconceito. Também é objetivo desta semana abordar o tema da forma mais ampla possível, abrangendo além do preconceito de cor os preconceitos contra raça, condição social, religião e também contra a mulher, entre outros tantos existentes.

A abertura das comemorações da Semana da Consciência Negra será no próximo domingo, dia 18, às 19h30, com a realização de uma Missa Afro no Santuário São Francisco de Assis. A missa, a ser celebrada pelo frei Zeca, será dinamizada pela Pastoral da Juventude. Já no dia 19, próxima segunda-feira, será aberta ao público uma exposição de painéis educativos que tratam da problemática do preconceito racial. A mesma pertence à Apeoesp e ficará à disposição do público até o dia 23 de novembro no salão da Biblioteca Municipal, no horário de funcionamento da unidade (de segunda a sexta das 08h00 às 21h00), com entrada franca.

No dia 22 está programada mais uma edição do Sarau Diversidades, evento em que a comunidade pode participar apresentando diversas modalidades artísticas, como música, teatro, poemas, danças, entre outras. As inscrições para este evento estão abertas gratuitamente, portanto quem quiser participar ainda há tempo; basta procurar a Biblioteca Municipal ou o Museu Histórico. A entrada no evento também é de graça. Entre algumas das atrações já confirmadas para o Sarau Diversidades está o Grupo Musical Art’Nossa, que apresentará músicas utilizando apenas instrumentos afros. Na mesma ocasião haverá a tradicional homenagem a cinco pessoas de destaque na comunidade; os organizadores não divulgaram os nomes, já que trata-se de uma surpresa para os mesmos.

 

Periferia em Ação

Encerrando a semana de atividades acontece no dia 25 o evento Periferia em Ação. Será na Praça 09 de Julho, a partir das 14h, com entrada franca ao público em geral. O evento reúne adeptos e simpatizantes da cultura hip hop da cidade. A organização e mobilização dos participantes está sendo feita em parceria com os adeptos da cultura hip hop de Penápolis, reunidos através da Família 4E. O objetivo é rebater, com música, dança e diversão, o preconceito que ainda existe na sociedade. O hip hop é um movimento cultural que surgiu na Jamaica, de uma mistura entre a tradição africana do canto falado e a animação dos bailes dos guetos jamaicanos, os “sound sistems”. Esse estilo foi levado pelo DJ Kool Herc às comunidades afro-americanas das regiões do Bronx, Queens e Brooklyn, de Nova Iorque, no início dos anos 70. Daí para frente passou a se espalhar pelo mundo. O termo hip hop foi criado pelo DJ Afrika Bambaataa para descrever a cultura. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade