Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/03/2020

Prefeitura divulga medidas preventivas ao Covid-19

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Reunião com todos os setores públicos definiu medidas para evitar proliferação do coronavírus

Em reunião nesta segunda-feira (16), a Prefeitura de Penápolis efetivou o Gabinete de Gerenciamento de Crise - Coronavírus para determinar medidas preventivas ao avanço do vírus conhecido como Covid-19. Com a participação de representantes de diversos setores públicos, o Comitê se reunirá semanalmente para avaliação e adoção de novas medidas.
O prefeito Célio de Oliveira destacou que este é um momento de cuidado e de prevenção. “Não podemos criar um pânico generalizado. Precisamos que todos se informem e sigam as orientações preventivas. Só assim conseguiremos passar por esta fase de maior evolução dos casos de coronavírus”, informou.
Para oficializar as medidas preventivas, o poder público municipal publicou o Decreto nº 6395, de 16 de março de 2020, que dispõe sobre a adoção, no âmbito da Administração Pública direta e indireta, de medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo COVID-19 (Coronavírus), bem como recomendações ao setor privado.
Todas as medidas adotadas seguem as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Educação
A Secretaria Municipal de Educação informa que a partir de hoje (17) estão suspensas temporariamente as aulas nas escolas de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental (incluindo os Cmeis, antigos “barracões”), de forma gradativa. 
Já nas unidades de Ensino Infantil, as creches e pré-escolas, a presença será facultativa para os alunos matriculados. O retorno às aulas será definido posteriormente. 

Saúde
Todas as unidades básicas de saúde funcionam normalmente. Segundo o secretário de Saúde, Wilson Carlos Braz, os servidores estão orientados a redobrar os cuidados com a limpeza e higiene. “Estamos reforçando o estoque de produtos de limpeza e materiais de higiene para que todos tenham segurança em seus trabalhos”, contou.

Eventos
Todos os eventos públicos estão suspensos e as inaugurações previstas para os próximos dias estão adiadas e serão reagendadas posteriormente. Portanto, estão canceladas as entregas das reformas da Emei Francisco Conte marcada para esta quinta-feira (19), assim como do centro de Especialidades Odontológicas na sexta-feira (20).
O 14º Fórum de Saneamento e Meio Ambiente marcado para o dia 26 de março também foi adiado e será realizado em data posterior. 
O Decreto 6395/20 ainda determina que não haverá expedição de alvarás de licença e funcionamento para festas e eventos que tenham aglomeração de pessoas.

Cultura e Esporte
Todos os eventos da Secretaria de Esportes e da Secretaria de Cultura e Turismo estão suspensos. Além disso, as aulas oferecidas pelo Esporte e pela Cultura também estão suspensas por tempo indeterminado. 
Portanto não haverá aulas de Judô, Futsal, Futebol, Vôlei, Natação, Hidroginástica, Alongamento, entre outras modalidades esportivas. Na Secretaria de Cultura e Turismo, estão suspensas as aulas de Teatro, Música, Dança, entre outras modalidades em que há concentração de pessoas. 
As duas bibliotecas municipais (Prof. Fausto Ribeiro de Barros – no centro da cidade – e Prof. Jayme Monteiro – na Vila Formosa) interrompem o atendimento a partir desta terça (17) por tempo indeterminado, assim como o Museu Histórico, Museu de São Francisco e Museu de Folclore, Teatro Municipal e Casa da Cultura.

Orientações
O médico do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Samir Subhi Salous, enfatizou os cuidados para evitar a proliferação do coronavírus. “Quando detectado qualquer um dos sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar, é necessário procurar atendimento médico e evitar o contato com outras pessoas”, explicou.
O médico ainda ressaltou que crianças com qualquer destes sintomas não devem comparecer às aulas e idosos devem evitar contatos desnecessários com outras pessoas.
“A principal medida preventiva neste momento é evitar atividades e locais com grande concentração de público. Permanecer em suas residências e reforçar as medidas preventivas domiciliares, com intensificação da limpeza e de higiene pessoal”, finalizou.

Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade