Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/03/2014

Prefeitura de Penápolis introduz peixe na alimentação escolar

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Os alunos João Pedro e Lorena gostam de comer filé de peixe na hora da merenda

Uma iniciativa inédita da Secretaria Municipal de Educação de Penápolis tem agradado as crianças da Educação Infantil que agora contam com maior variedade no cardápio da merenda escolar, com a introdução do filé de peixe. Este alimento possui alto valor nutritivo e é rico em proteínas, vitaminas e minerais. 
De acordo com as professoras e merendeiras, a introdução do peixe na alimentação escolar foi muito bem aceita pelos alunos. “O peixe é um sucesso entre as crianças, elas adoram comer o filé de peixe”, disse a professora Rita de Cássia Gomes Braga, da Emei Vila Aparecida. 
E seus alunos confirmam a preferência pelo alimento na hora da merenda, quando se servem sozinhos de arroz, feijão, filé de peixe e salada. “Eu gosto de peixe e como bastante”, disse o aluno João Pedro das Neves Justino de Medeiros, da Etapa II. A aluna Lorena da Silva Piedade também disse gostar muito de comer peixe. “Eu gosto quando tem peixe na merenda e como tudo a comida” (sic), comentou. 
Para o secretário municipal de Educação, o professor José Carlos Pansonato Alves, a introdução do peixe na alimentação escolar, além de ser um estímulo a mais para as crianças na hora da merenda, também agrega valor nutricional à refeição. “Inicialmente fizemos a introdução do peixe na alimentação dos alunos da Educação Infantil, o próximo passo será oferecer o alimento também para os alunos do Ensino Fundamental”, comentou o secretário Zeca Pansonato. 

Nutritivo 
A nutricionista da Secretaria de Educação, Larissa Avansi Marques, destaca o valor nutritivo do peixe e os benefícios para as crianças. “O peixe é um alimento rico em ômega 3, nutriente que auxilia no desenvolvimento do sistema nervoso, contribuindo para a performance intelectual da criança e melhor capacidade de aprendizagem”, comentou. Além disso, o ômega 3 também possui papel importante no sistema imunológico produzindo ações anti-inflamatórias. 
O filé de peixe é feito das espécies corvina ou tilápia e servido sem espinha para os alunos, preparado frito ou cozido. “Vale ressaltar que as crianças sabem que estão comendo peixe. Nos primeiros dias, alguns alunos acharam que era carne de frango, mas as professoras e merendeiras explicaram que era peixe e eles comem bem; não houve recusa”, disse a nutricionista.

Qualidade 
O peixe adquirido para a merenda escolar é proveniente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural em atendimento ao PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 
A Cozinha Piloto recebe o filé de peixe (corvina ou tilápia) cru, congelado, embalado em pacotes de um quilo que são distribuídos para as escolas. 
Segundo o secretário de Educação, Zeca Pansonato, essa é uma das mudanças na merenda escolar que visa garantir a qualidade do produto comprado e facilitar o trabalho das merendeiras. “A carne, por exemplo, que antes era em pedaços, agora é distribuída em cubos e em fatias. O peixe já vem limpo e cortado em filé. O próximo passo será comprar frango em pedaços também. Nosso objetivo é oferecer alimento de maior qualidade e valor nutricional, mas também auxiliar o trabalho das merendeiras que são bastante dedicadas no preparo do alimento para nossos alunos”, concluiu o secretário.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade