Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/04/2013

Prefeitura de Penápolis conquista mais 3 cursos profissionalizantes pelo programa Via Rápida

O prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, anunciou a conquista de mais três cursos profissionalizantes gratuitos à comunidade. Estes cursos serão realizados através de parceria com o Centro Paula Souza, autarquia do governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia, e que mantém em Penápolis a Escola Técnica Agrícola João Jorge Geraissate (Colégio Agrícola).

Os novos cursos são para Alimentador de Linha de Produção, Operador de Máquinas Agrícolas e Tratorista Agrícola, fazendo parte do Programa Via Rápida.

As inscrições já estão abertas pela internet, através do site www.viarapida.sp. gov.br . Podem participar homens e mulheres.

Para aquelas pessoas que não tem acesso a computador com internet, a Biblioteca Municipal Prof. Fausto Ribeiro de Barros dispõe de terminais para este tipo de atendimento gratuito à população. O endereço é rua Irmãos Crisóstomo de Oliveira 333, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. É necessário levar carteira de identidade, CPF e carteira de habilitação no caso de inscrição para Operador de Máquinas Agrícolas e Tratorista Agrícola.

A vinda de cursos do programa Via Rápida para Penápolis é resultado de gestões do prefeito Célio de Oliveira, que junto ao secretário municipal de Desenvolvimento Trabalho e Turismo, Hugo Crepaldi, esteve logo no início do ano em São Paulo, fazendo pessoalmente a solicitação aos dirigentes do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza,, André Falchi Bueno e Marçal Franco Santos.

"Reivindicamos a vinda de diversos cursos profissionalizantes para a cidade, por meio do Programa Via Rápida Emprego, em locais descentralizados, atendendo o maior número de pessoas possível, em vários pontos da cidade. Esse é só o começo. Muitas outras oportunidades virão", comentou o prefeito Célio.

 

Via Rápida

O Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.

Podem participar do programa pessoas maiores de 18 anos, alfabetizadas. Será dada prioridade para candidatos que estejam desempregados, com maior idade, mais baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares.

"O programa atende aqueles que estão em busca de qualificação profissional, jovens matriculados no Ensino Médio das escolas públicas, idosos, pessoas com deficiência e beneficiários de programas sociais", disse Célio. Secom – PMP

 

* Curso de Alimentador de Linha de Produção

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo.

O curso capacita o trabalho para atuar na fabricação de produtos alimentares e bebidas, de artigos de borracha e plástico, de máquinas e equipamentos e de aparelhos e materiais elétricos. Existem 30 vagas à disposição da comunidade.

 

* Operador de Máquinas Agrícolas

Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo.

Necessita ser motorista habilitado.

Capacita o profissional para atuar em empresas agropecuárias. O aluno, após o curso, estará apto a preparar, regular e operar máquinas-ferramenta que usinem peças de metal e compósitos e controlam os parâmetros e a qualidade das peças usinadas, aplicando procedimentos de segurança às tarefas realizadas. Dependendo da divisão do trabalho na empresa, podem apenas preparar ou operar as máquinas-ferramenta. Existem 30 vagas à disposição da comunidade.

 

* Tratorista Agrícola

Escolaridade mínima: Alfabetizado.

Necessita ser motorista habilitado na categoria C.

O curso prepara o profissional para empregar técnicas corretas na operação, regulagem e manutenção de tratores agrícolas e implementos com segurança e eficiência, de forma a evitar acidentes e preservar as boas condições das máquinas, atendendo as Nrs: nº 11 (transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais) e nº 31 (segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura).

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade