Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/06/2009

Prefeitura dá início a reforma do Museu Histórico

Detalhes Notícia

A Prefeitura de Penápolis realizou na manhã de ontem (23), no Centro Cultural Dr. Bráulio Sammarco, na praça 9 de Julho,  a solenidade de início da obra de reestruturação e reforma do prédio do Museu Histórico e Pedagógico Gláucia Maria de Castilho Muçouçah  Brandão. Além da razão principal do encontro (a assinatura de ata alusiva ao começo da obra), o evento, por ocorrer em data que coincide com o aniversário do prefeito João Luis deu ensejo à realização de uma comemoração festiva, com direito à homenagens, entrega de mimo e bolo de aniversário. Durante a realização do cerimonial, fizeram uso do microfone, para enaltecer a reforma, os oradores: prefeito João Luis dos Santos; vice-prefeito Ricardo Castilho; Joaquim Alberto Fernandes, secretario da Cultura; vereador Rodolfo Valadão Ambrósio e empresário Paulo Darcio Monreal, diretor da firma construtora da Obra. Em seguida, o secretario da cultura fez a entrega de um cartão de prata ao prefeito João Luis, com mensagem de agradecimento e cumprimentos dos funcionários daquela Pasta. Após, a diretora do Lactário Dilia Ribeiro, Cristina Delboni, representando a presidente dessa entidade: Joana Gil, passou às mãos de João Luis um belo quadro de autoria da artista plástica Hellen Torres Soares. Ato contínuo, os presentes foram convidados à assinar a ata do encontro e logo depois a participarem de uma rápida comemoração do aniversário do prefeito, com um bolo levado pela museóloga Anézia Vince Ferreira, servido ao som do “parabéns à você”.

Foto: João Luis é cumprimentado pelo secretário de cultura Beto Fernandes, após receber das mãos deste, um cartão de prata comemorativo

Obra custará mais de R$ 138 mil

O prédio do Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão” de Penápolis, que agora passará por amplas reformas e adequações, receberá um investimento de R$ 138.524,02. O recurso financeiro empregado na obra foi conquistado pelo prefeito João Luís dos Santos (PT) junto ao Governo Federal. De acordo com o prefeito, a verba para as melhorias no prédio do museu são provenientes do Ministério do Turismo, através do Programa Turismo no Brasil; o agente financeiro, responsável pelo repasse, é a Caixa Econômica Federal.
Todo o trabalho será executado pela empresa Construtora Caisa Ltda, de Penápolis, vencedora de processo licitatório. De acordo com o contrato assinado entre prefeitura e empreiteira, o prazo de conclusão das obras é de 120 dias corridos a partir da Ordem de Serviço dada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços em 22 de junho. Portanto a reforma do prédio do museu deverá ser entregue até o final do próximo mês de outubro.
Entre as inúmeras melhorias a serem executadas estão a recuperação de trincas e rachaduras, instalação de rampas de acesso, troca de esquadrias metálicas e madeira, melhoria das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, nova cobertura, construção de laje e forro de pvc, novos revestimento e piso, troca de vidros, instalação de equipamentos de prevenção e combate a incêndios e pintura geral. Desde abril de 2005 o Museu Histórico funciona em um imóvel alugado na avenida Dr. Antônio Define 857, no centro da cidade. A transferência do acervo para este outro local se deu em razão da deterioração do prédio próprio, que fica situado na Praça 09 de Julho (antiga sede da Emurpe). Na época da mudança de endereço o museu vinha sofrendo com as chuvas pois apresentava goteiras em inúmeras partes, o que colocava em risco o valioso acervo da instituição, e dificultava o atendimento à comunidade, causando incômodo e constrangimento para os visitantes. Havia muitas goteiras, que inclusive provocaram o desprendimento de algumas partes do forro no local. Agora com a conquista dos recursos para reformas do local em breve o museu poderá retornar às instalações próprias.  Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade