Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/04/2013

Prefeitura confecciona kits de sementes para Hortas Comunitárias

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Prefeito Célio de Oliveira conversa com os funcionários da Secretaria de Agricultura sobre o funcionamento do projeto Hortas Comunitárias

A Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, finalizou a montagem dos mais de 1.000 kits de sementes que serão entregues a partir da próxima semana, a todas as famílias que possuem canteiros no projeto Hortas Comunitárias. 
Cada kit foi confeccionado com sete tipos diferentes de sementes propícias para essa época do ano, como salsa, rabanete, alface, almeirão, cenoura, beterraba e rúcula. Além disso, o kit também conta calcário dolomítico, que corrige a acidez do solo e adubo, para uma melhor preparação dos canteiros.
O prefeito Célio de Oliveira, acompanhado do secretário de Agricultura, Arata Assami, visitou na quarta-feira, 24, o Projeto Semeando, onde foram embalados os kits de sementes, num trabalho em conjunto feito pelo técnico em agropecuária, Onésimo Furlaneto Tomé e o técnico agrícola, Márcio José de Farias, que também é o coordenador geral do projeto Hortas Comunitárias.
Na oportunidade, o prefeito Célio aproveitou para conversar com os funcionários sobre a confecção dos kits, a qualidade das sementes e principalmente, sobre o funcionamento e gerenciamento do projeto Hortas Comunitárias, que já foi premiado nacionalmente. 
Atualmente, a Secretaria de Agricultura gerencia cerca de 70 Hortas Comunitárias, sendo aquelas implantadas nos bairros, nas escolas e demais instituições. Aproximadamente 1.100 famílias são beneficiadas diretamente com o projeto, além das demais pessoa beneficiadas indiretamente.
O coordenador geral do Projeto explicou que não é permitido vender as verduras e legumes produzidos nas Hortas Comunitárias. “Muitas vezes, as famílias que possuem canteiros, não conseguem consumir toda a produção, então elas acabam doando os produtos para outras famílias, beneficiando mais pessoas com os projeto”, comentou Marcio José de Farias.
O secretário de Agricultura, Arata Assami, disse ao prefeito Célio que as Hortas Comunitárias também contribuem para uma alimentação saudável das famílias com a produção de alimentos de excelente qualidade. “Além disso, o contato com a terra é uma espécie de terapia para muitas pessoas que participam do projeto”, acrescentou.
O prefeito Célio de Oliveira destacou que a Prefeitura de Penápolis iniciou o projeto Calçada nas Hortas, com a construção de calçadas públicas em torno das Hortas Comunitárias da cidade. Esse projeto criado pelo próprio prefeito visa dar o exemplo à comunidade e incentivar os proprietários a fazerem calçadas em frente aos seus imóveis, sejam eles residências, comércio ou terrenos vagos. A Prefeitura também tem que dar o exemplo, fazendo uma calçada por mês em áreas públicas. A primeira horta beneficiada com o projeto fica localizada na rua Carlos Casela, Vila Santa Terezinha, ao lado da Macro de Saúde III.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade