Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/05/2012

Prefeitura capacita motoristas e monitores do transporte municipal


A Prefeitura de Penápolis realizou nos dias 19 e 20 de maio, um curso de capacitação de motoristas e monitores do Serviço de Transporte do município, direcionado aos profissionais do Transporte Coletivo e da Educação. Divididos em dois grupos (sábado e domingo) os participantes ouviram do Especialista em Transporte, Altair Neri Bezerra aspectos da Lei 12.587/2012, que trata do transporte e mobilidade urbanos, acessibilidade, modos de transportes motorizados ou não e transporte público (coletivo e privado).
Segundo a Administração Municipal, essa iniciativa busca orientar seus operados e exigir deles, durante o exercício das funções, o bom senso, iniciativa e compromisso com o seu papel de servidor público. Durante a apresentação do curso, o especialista  Altair Neri Bezerra, observou que o profissional deve priorizar, na operação do transporte coletivo, a segurança dos passageiros e demais usuários, “principalmente com os cuidados relativos à manutenção preventiva da frota e com a condução responsável”.
Como o transporte coletivo é um serviço essencial para a vida das pessoas e para o funcionamento da cidade, todos os cuidados devem ser tomados para que “os problemas operacionais não acarretem prejuízos e incômodos desnecessários para população”.
Os participantes receberam informações importantes sobre a regularidade da operação, conforto aos passageiros – situação que resume a evitar solavanco, acelerações ou freadas bruscas – durante a viagem. Como os usuários são “clientes” finais dos serviços públicos, existem direitos e responsabilidades que devem ser seguidos para que o serviço possa ser reconhecido por sua essencialidade.
O Secretário de Administração, Evandro Henrique Moreira, disse que o curso destinado aos profissionais da área faz parte do processo de melhorias do transporte coletivo em Penápolis, que teve início em 2012 com a municipalização dos serviços, aquisição de novos ônibus e a contratação de motoristas. “Sabemos que os usuários tem uma gama de direitos, entre eles um serviço adequado, eficiente, seguro, limpo e confortável”, disse Evandro, reforçando que o transporte coletivo local garante tudo isso e o livre acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais ou mobilidade reduzida. “Cabe ao usuário zelar pela sua eficiência e não praticar atos que possam prejudicar o serviços ou os demais usuários”, comentou.

Ações
Os servidores, durante o curso, conheceram os procedimentos que devem ser adotados no embarque e desembarque de passageiros, na condução dos ônibus, no atendimento, na cobrança de tarifas e, em especial, no atendimento de pessoas com necessidades especiais, com deficiências auditiva e mental e cadeirantes. “São pequenos detalhes que devem ser observados pelos profissionais na hora do embarque e durante a viagem do passageiros, para evitar aborrecimentos desnecessários”, disse Evandro, explicando que o curso ofereceu aos profissionais, condições de conduzir qualquer tipo de situação ou incidentes dentro dos ônibus.
Além das situações apresentadas, os motoristas estarão preparados para agir em caso de discussões ou brigas entre passageiros e acidentes de trânsito de qualquer natureza.

Leis de Trânsito
O especialista em Transporte, Altair Neri Bezerra também falou sobre as leis do trânsito e das responsabilidades, Civil ou Criminal, dos condutores dos veículos, além do Estatutos do Idoso e das criança e do Adolescente, que são amparos por leis específicas. No caso do idosos fica garantida a gratuidade dos transportes e assentos reservados e identificados. Segundo ele, o comportamento adequado dos operadores, principalmente na sua relação com os usuários e a população em geral, é um elemento essencial na qualidade do serviço de transporte coletivo.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade