Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/06/2010

Prefeitura amplia convênio para a capacitação de educadoras infantis

Detalhes Notícia

Foi aprovado na sessão da Câmara de Vereadores de Penápolis, na última segunda-feira (07), o Projeto de Lei do Executivo que autoriza a Prefeitura Municipal a firmar convênio com novas instituições de ensino para capacitação de servidores, especificamente as Educadoras Infantis, que atuam nas creches municipais. Esse benefício já tinha sido concedido para as Educadoras Infantis que estudam ou estudaram na Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), porém agora a oportunidade é estendida para as Educadoras que optaram em realizar os estudos em outras instituições de ensino. De acordo com o prefeito João Luís dos Santos, esta ação faz parte do Projeto Municipal de Capacitação das Educadoras Infantis; a ampliação do convênio, que  implica no subsídio de 30% do valor da mensalidade, possibilita o atendimento de cerca de 40 educadoras infantis no curso superior de Pedagogia. As novas instituições credenciadas pelo convênio são a Unopar (União Norte do Paraná de Ensino), Ulbra (Universidade Luterana Brasileira), Afasc (Associação Franciscana de Assistência Social) e Unifran (Universidade de Franca). “Com essa ampliação de instituições de ensino, haverá um número maior de educadoras que vão buscar a qualificação. Capacitando nossas educadoras, sem dúvida haverá melhoria na condição de ensino, possibilitando melhoria na aprendizagem”, comentou João Luís. Além do prefeito, o vice Ricardo Castilho, se dirigiu às educadoras infantis salientando que essa é uma rara oportunidade que as profissionais estão conquistando para o próprio trabalho que desenvolvem. “O prefeito João Luís, educador que é, sabe de suas dificuldades e, por isso, apoia a qualificação e capacitação de todas essas servidoras”, disse Castilho. Já o secretário municipal de Educação, Cledivaldo Aparecido Donzeli, enfatizou que no ano passado um grupo de servidoras já aproveitou a oportunidade dada pela administração municipal, concluindo assim o curso de Pedagogia na Funepe. “Foi investido dinheiro público para a viabilização dos cursos, e este dinheiro vem sendo revertido ao público agora através do trabalho de qualidade que as servidoras estão prestando junto às antigas creches, hoje denominadas CEIMs, que são os Centros de Educação Infantil Municipais”, disse.

Melhoria Constante
Cledivaldo frisou que este é mais um passo no processo de melhoria constante da Educação no município, e lembrou que este teve início a partir do momento em que a prefeitura deu espaço à democracia, permitindo que o funcionalismo se expressasse e reivindicasse as melhorias necessárias. “Foi ouvindo os anseios do funcionalismo que começamos aos poucos proporcionar uma série de melhorias, entre elas a lei que alterou a nomenclatura da função de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil para Educadora Infantil, cumprindo uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que transformou as creches em unidades educacionais”, recordou ele, destacando ainda que antes as creches tinham apenas a função social de cuidar das crianças, e hoje, além de sua função social, as unidades têm a função educadora e pedagógica. A adesão ao curso superior é facultativa, e a Secretaria Municipal de Educação vem constatando que progressivamente as funcionárias estão procurando cada vez mais esta oportunidade.  Secom – PMP

Foto: João Luís em reunião com as Educadoras Infantis tratou da ampliação do convênio com instituições de ensino

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade