
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
12/09/2015
Prefeitura adquire triturador para resíduos da construção civil

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente recebeu nesta semana, o triturador de resíduos da construção civil que está em processo de instalação dentro da Central de Tratamento de Resíduos do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), ao lado do aterro sanitário.
A máquina de triturar entulhos da construção civil foi adquirida por meio de convênio firmado entre a Prefeitura de Penápolis e o Fecop – Fundo Estadual de Controle da Poluição, vinculado ao Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo. O investimento total foi de R$218.500,00, sendo R$170 mil oriundos do Fecop e o restante de contrapartida do município.
Com esse novo equipamento, será possível a reutilização dos detritos gerados pela construção civil, principalmente na manutenção das estradas rurais do município, entre outras finalidades. O triturador de resíduos possui uma espécie de ímã que separa os materiais como ferro, aço, das pedras, terra, cimento; além disso também possui a função de transformar pedaços grandes de concreto em pedras menores, separando os resíduos em várias granulometrias. Essas pedras são utilizadas no tratamento das estradas rurais, fazendo com que a estrada tenha uma base compactada, ou seja, solo melhor preparado para receber o intenso fluxo de veículos.
De acordo com o prefeito Célio de Oliveira, com esse triturador de resíduos, Penápolis ganha em dois aspectos: “Primeiro conseguimos aumentar a vida útil do aterro sanitário que não receberá mais tantos detritos de construção civil, contribuindo para o meio ambiente; e segundo, teremos as pedras em tamanho adequado para colocar nas estradas rurais, evitando o atolamento de veículos”, comentou o prefeito.
Até então, esses resíduos eram aproveitados na estradas rurais, mas sem o devido tratamento, com pedaços grandes de pedra, concreto e ferro, podendo causar avarias nos veículos.
Toneladas
De acordo com dados divulgados pelo Daep, o município de Penápolis produz cerca de 683 toneladas de resíduos de construção civil por mês. Essa média foi calculada apenas neste ano de 2015. “Temos uma grande quantidade de resíduos de construção gerados em nossa cidade e portanto, temos que dar uma destinação final adequada a ele. Por isso, nosso empenho para adquirir esse triturador que consegue transformar esse resíduo em material reutilizável”, ressaltou o prefeito Célio de Oliveira.
Com a aquisição desse triturador de resíduos de construção civil, o município de Penápolis passa a cumprir com as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos e também atende a Resolução 307/22 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) que determina a destinação final adequada para os resíduos de construção civil.
O prefeito Célio de Oliveira agradece mais uma vez o Governo Estadual pela parceria e viabilização do convênio, cujo projeto aprovado pelo Fecop foi elaborado pela Secretaria Municipal de Agricultura. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços foi a responsável pela construção da base de concreto armado, onde o triturador está sendo instalado, atendendo as normas do fabricante para suportar o peso e trepidação da máquina.
Secom – PMP
CIDADE E REGIÃO
Estrada: mãe caminhoneira conta desafios e alegrias da profissão
CIDADE E REGIÃO
Câmara Municipal votará 4 projetos nesta segunda-feira
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.