Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/08/2009

Prefeito reivindica posse de antiga Estação Ferroviária

Detalhes Notícia

Com a proposta de instalar a “Estação Penápolis – Espaço de Memória, Cultura e Arte”, projeto elaborado pelo próprio prefeito João Luís dos Santos (PT), a Administração Municipal apresentou à Secretaria do Patrimônio da União, novos documentos com a finalidade de ter a posse e a gestão da antiga Estação Ferroviária Afonso Penna, símbolo da história e do desenvolvimento de Penápolis e região. De acordo com o prefeito João Luís, desde 2005, quando assumiu a Administração Municipal, tem reiterado pedidos para a posse e gestão do local. “Nosso objetivo é resgatar a Estação Ferroviária como parte da história da municipalidade”, destacou o prefeito. O Governo Federal, por ato do Presidente Lula, está facilitando a transferência da Estação e de outros patrimônios da União por meio do Programa Nacional de Destinação do Patrimônio da Extinta Rede Federal para apoio ao Desenvolvimento Local. Sendo assim, em sua última viagem a São Paulo, o prefeito João Luís esteve reunido com a advogada Thaís Lopes e a assistente social Liliana Jalfen, ambas assessoras da Coordenadoria de Gestão do Patrimônio da Superintendência Regional da Secretaria do Patrimônio da União, órgão do Ministério do Planejamento, solicitando a posse da Estação Ferroviária Afonso Penna. Segundo a advogada Thaís Lopes, também é de interesse da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) repassar o mais rápido possível a gestão do espaço para a Prefeitura de Penápolis. “Acreditamos que a prefeitura terá melhores condições de preservar e utilizar esse patrimônio da União, que pertence à história e à cultura da cidade”, comentou. Já a assistente social Liliana Jalfen disse que conhece muito bem Penápolis e tem certeza de que esse patrimônio em breve estará à disposição da Prefeitura para ações culturais. “A idéia do prefeito João Luís é muito nobre e não mediremos esforços para essa conquista”, afirmou Liliana. O prefeito João Luís foi orientado a apresentar novos documentos, que serão anexados ao pedido inicial, como prevê o decreto presidencial, e aguardar o posicionamento da Superintendente Regional do Patrimônio da União em São Paulo, Evangelina de Almeida Pinho. “Trata-se de espaço simbólico para a nossa história e para a nossa cultura. Não podemos permitir que continue do jeito em que está. O município não tem a posse ainda devido aos trâmites burocráticos da empresa concessionária que, esperamos, serão superados em breve”, concluiu o prefeito João Luís. Secom – PMP

Foto: Prefeito João Luís em audiência com as assessoras da Coordenadoria de Gestão do Patrimônio, Thaís Lopes e Liliana Jalfen (esq.)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade