Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/04/2007

Prefeito manifesta preocupação com extinção do DPRN

Em ofício enviado ao Governador do Estado, José Serra, o prefeito de Penápolis, João Luís dos Santos (PT), manifestou posição contrária à possibilidade de fechamento dos escritórios do DEPRN (Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais) no Estado de São Paulo. Em Penápolis funciona um escritório do DEPRN.

João Luís considera preocupante a decisão do Governo do Estado de extinguir os escritórios regionais. Para o prefeito, existe risco concreto de aceleração da degradação em todo o Estado, já que o órgão acumula funções de fiscalização ambiental, prevenção de impactos e punição dos responsáveis por agressões ao meio ambiente . 

Além da preocupação com a falta de assistência com a extinção do órgão, apresentou ao Governador outro aspecto adverso: o fechamento de postos de trabalho. Cerca de 100 trabalhadores de 50 escritórios regionais provavelmente serão demitidos. Outros funcionários estão sendo transferidos, pondo a perder anos de investimento no quadro técnico.

A decisão do Governo de reunir todos os processos ambientais na Cetesb também gera polêmica, porque o órgão não teria condições de absorver a demanda.

O Prefeito pede ao Governador do Estado que analise com a devida cautela as decisões tomadas em relação ao DEPRN. “Pode até existir problemas gerenciais no departamento, que não são do nosso conhecimento. O DEPRN pode ser redimensionado, potencializado e até reestruturado, mas não extinto. Nessa época em que a degradação ambiental tornou-se tema do nosso cotidiano, a tarefa é ampliar a defesa do meio ambiente e não diminuir” finalizou o prefeito.

O DEPRN existe como departamento estadual desde 1986 e é um órgão do Sistema Estadual de Administração da Qualidade Ambiental – SEAQUA. É sua tarefa licenciar, controlar e fiscalizar obras, atividades e processos produtivos e empreendimentos que possam degradar o meio ambiente, além de manter e promover o equilíbrio e a melhoria da qualidade ambiental, além de articular a recuperação do meio ambiente degradado. Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade