Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/10/2011

Prefeito fala sobre Hortas Comunitárias em Seminário do Prêmio ODM Brasil

Secom-PMP
Detalhes Notícia
O prefeito João Luís com a palavra durante a abertura do Seminário em Araçatuba

O prefeito João Luís dos Santos participou na última quarta-feira, 19, do seminário de lançamento da 4ª edição do Prêmio ODM Brasil, no auditório do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) em Araçatuba. Nesse evento os gestores públicos, representantes do terceiro setor e membros da sociedade civil em Araçatuba assumiram a municipalização dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), composto por oito compromissos que afetam diretamente a qualidade de vida da população e traduzem os anseios de vários povos, incluindo a sociedade brasileira. Estavam presentes Wagner Caetano, da Secretaria Geral da Presidência da República; Maria Aparecida Udenal, do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade; o prefeito de Araçatuba, Cido Sério, secretário municipais, entre outras autoridades. As metas de desenvolvimento, definidas na Cúpula do Milênio, realizada pela ONU em 2000 são: acabar com a fome e a miséria, educação básica para todos, igualdade entre sexo e valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a Aids, a malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento, compromissos que devem ser cumpridos pelas nações até 2015. O prefeito João Luís, atendendo convite do organizadores do evento falou do projeto premiado, que desde 1994 é mantido e incentivado pela Prefeitura de Penápolis. Trata-se do projeto social de “Hortas Comunitárias”, nos bairros da cidade, que começou com apenas duas hortas - uma no Jardim Eldorado e outra na Vila Formosa – e que, com o passar dos anos, foram aumentando de acordo com a procura da comunidade que manifestava interesse junto à Prefeitura.
Segundo ele, esse é um dos maiores programas sociais criado pelo município que atende várias família e ainda vem crescendo a cada dia. “As hortas proporcionam uma alimentação saudável para a comunidade. É uma forma de terapia natural em que o homem tem contato direto com a natureza, produzindo seu próprio alimento, além de ser uma excelente oportunidade de interação social entre os membros do bairro”, disse o prefeito. Ele explicou ainda que muitos integrantes do projeto aprenderam a comer algumas verduras que antes não tinham o hábito de ingerir e que as hortas tem espaço para tudo, inclusive ervas medicinais, como hortelã, alecrim, entre outras. “Tudo cultivado com carinho e sem agrotóxicos”, disse o prefeito, informando que as pessoas que trabalham nas hortas diminuíram o gasto com alimentação e remédios e aumentaram a qualidade de vida de suas famílias e dos vizinhos. A maioria das famílias que participam do projeto de hortas comunitárias, frequentou o curso de Ervas Medicinais oferecido pela Prefeitura. “Como vocês podem perceber, esse projeto melhora a qualidade de vida das pessoas, contribui com a alimentação saudável da comunidade e também é uma forma de ocupação para os idosos e de relacionamento entre as famílias, tornando o bairro mais unido” - afirmou o prefeito João Luís durante exposição no Seminário. As hortas estão estrategicamente no perímetro urbano para fornecer alimentação de qualidade para a população de baixa renda e a prefeitura busca constantemente a integração dos moradores de cada bairro para a participação global nas hortas. “As unidades do projeto recebem visitas de representantes de várias cidades a procura de informações para implantação do projeto nos seus municípios. Desta forma estamos colaborando diretamente para que trabalhos deste nível sejam difundidos e implantados, praticando a responsabilidade social na busca da qualidade de vida”, revelou o prefeito, ao destacar a parceria com o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e Secretaria de Agricultura. Durante sua fala, fotos do projeto – incluindo várias hortas comunitárias – foram mostradas ao público participante. Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade