Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/10/2013

Prefeito Célio de Oliveira fala dos projetos para Penápolis

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Célio falou sobre seu trabalho na Prefeitura de Penápolis e também dos projetos que estão sendo desenvolvidos

DA REPORTAGEM

 

Após 10 meses de mandato, muito se tem cobrado da administração do prefeito Célio de Oliveira (PSD). Neste período, ele já enfrentou diversos desafios, entre eles, o saldo da dívida da prefeitura junto aos fornecedores e também o controle dos gastos que comprometia grande parte da renda municipal, sendo necessárias medidas drásticas para que a prefeitura mantivesse o controle financeiro. "determinei desde o começo do ano que a prefeitura não gaste mais do que arrecada, para podermos fechar as contas públicas deste ano em uma situação melhor do que foi fechado no ano passado", comentou. Estes gastos fizeram com que a prefeitura não tivesse condições de participar de financiamentos como o "PróVias", já que as contas e gastos não foram aprovados. Célio revelou que a prefeitura ainda não liquidou determinadas dívidas com fornecedores, mas a previsão é que até o fim do ano todas sejam pagas. "Quando se tem um problema como este, outro é gerado, pois a cidade não pode parar então você precisa investir em determinados projetos, sendo necessário realizar um equilíbrio para que você tenha o controle destes investimentos e ao mesmo tempo também cuide da cidade e dos projetos para que o município continue caminhando", explicou. Ele falou dos diversos questionamentos que recebeu ao assumir a dívida da Funepe e contou que realizou o ato pensando, principalmente, nos benefícios que a instituição poderá trazer para a cidade. "Temos a oportunidade de oferecer aos penapolenses bolsas de estudo, beneficiando aqueles que não possuem condições de pagamento integral dos cursos. Além disso, temos um prédio que foi incorporado ao patrimônio da prefeitura, creio que foi uma boa ação para o município", disse.

 

Viagens

Uma das marcas da atual administração têm sido as constantes viagens do prefeito à Brasília e São Paulo em busca de recursos. Segundo Célio, algo fundamental para qualquer prefeito. "Sempre defendi a ideia de que um prefeito deveria passar metade da semana em sua cidade e a outra metade viajando, pois as coisas acontecem em São Paulo e Brasília, sendo necessário que você esteja sempre presente para abrir portas, contatos que façam com que haja benefícios para sua cidade, mostrando suas necessidades e buscando recursos", ressaltou. Ele informou que já viajou sete vezes à Brasília em busca de recursos para conquista do Instituto Federal. "Tem que haver insistência. Sempre pensei que ir até à capital, deixar um pedido e virar as costas nunca funcionou. É necessário buscar, perseverar e agarrar oportunidades. O mesmo se aplica à FATEC e também à nossa vontade de ter em Penápolis um centro de treinamento do SENAI para que futuramente tenhamos uma escola deste órgão e assim sempre continuar lutando", enfatizou.

 

CIP

Outro assunto comentado pelo prefeito foi em relação à implantação da Taxa de Iluminação Pública. Ele explicou que o projeto foi necessário já que a Companhia responsável pela distribuição de energia na cidade não realiza mais a manutenção dos postes de energia. Segundo ele, 78% das cidades brasileiras já aderiram á cobrança, na região como Birigui e Araçatuba. "Especificamente sobre Penápolis, esta cobrança já se fazia necessária, até mesmo por conta do equilíbrio das contas públicas, já que havia defasagens importantes, e precisávamos de uma arrecadação melhor para implantar algumas ações da prefeitura em relação á iluminação pública", explicou. "Mas tenho a certeza que a população ao ver as melhorias que podem ser feitas ficará satisfeita. As ruas terão melhor iluminação, com a troca das lâmpadas de mercúrio por vapor de sódio, eliminando os chamados pontos escuros", completou.

 

Planta Genérica

Entre os assuntos discutidos pela população também está o projeto da Planta Genérica do Município, que interfere diretamente no valor venal das residências. Segundo o prefeito Célio, um projeto está sendo montado em relação ao assunto. Audiências públicas devem ser marcadas com a população para que o assunto seja amplamente discutido e explicado para as pessoas. Ele adiantou que os munícipes não precisam se preocupar com o que tem sido comentado de que o IPTU do município terá um aumento de 300%. "Isso é boato. Há sim uma defasagem importante, mas nós vamos escalonar essa defasagem por alguns anos para que a população tenha o menor impacto possível e esse valor seja corrigido, não sendo aplicado de uma única vez", informou. Ele disse também que o Tribunal de Contas já realizou cobranças em relação à defasagem que vinha ocorrendo na cidade. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade