Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/02/2011

Prefeito apresenta Plano de Metas

O prefeito de Penápolis, João Luís dos Santos, esteve na sessão da Câmara de Vereadores da última segunda-feira, dia 07, quando apresentou aos vereadores o Plano de Metas do Executivo para o biênio 2011/2012. Como ocorreu em anos anteriores, ele foi convidado a participar da primeira sessão ordinária, que abriu o ano legislativo de 2011 e foi presidida pelo vereador Nardão Sacomani. Durante quase duas horas o prefeito ouviu as solicitações, sugestões e reivindicações dos vereadores e da população, na ocasião representada por dois munícipes que usaram a Tribuna Livre para solicitar pavimentação e construção de guias e sarjetas, além da limpeza de uma área verde, que será destinada para construção de praça no bairro Regina Célia. João Luís de comprometeu participar de reunião com moradores do bairro para encontrar uma solução, ressaltando que aquele era o último loteamento que não pegou a lei que determina aos loteadores a implantação de infraestrutura. “Não vamos buscar ou tentar encontrar culpados, mas o bairro não poderia estar naquele local, por estar acima do ponto de captação de águas do ribeirão Lajeado, que serve a população”, informou João Luís. “Mesmo assim vamos buscar uma solução para os moradores”. Durante sua permanência na sede do Legislativo, o prefeito falou sobre as parcerias e emendas parlamentares que viabilizaram o Plano Municipal de Pavimentação e Recape, que atendeu diversos bairros da cidade e deverá, até o final de seu mandato, deixar a cidade completamente asfaltada. “Essa é a nossa meta, pois quando começamos com esse programa, existiam bairros esperando asfalto por mais de dez, vinte ou trinta anos. Além disso, muitas ruas não receberam, por décadas, um recape”, disse o prefeito.

União de forças
O prefeito argumentou que todas as conquistas que Penápolis teve durante seu governo foram resultados de uma ação constante junto aos governos do Estado e Federal, além de solicitar de deputados votados na cidade, a inclusão da cidade no rol de emendas parlamentares. Segundo ele, com esse trabalho a cidade conseguiu asfaltar e recapear diversas ruas, construir creches, escolas, entre outras obras importantes para a comunidade. “Mesmo assim é importante a união de forças de todos, independentes de partidos, para pedirmos mais investimentos para a cidade. Esse é o ano de buscar recursos”, disse.

Empregos
Ainda sobre as metas apresentadas, o prefeito destacou a vinda de industrias para a cidade, como a Bracol que gera atualmente cerca de 200 empregos, além de outras que estão em contato com a administração e poderão ser instaladas ainda neste ano. “Estamos certos, em 90%, que essa indústria vem para Penápolis e pode gerar até 90 vagas. Assim que oficializarmos sua vinda, anunciaremos o seu nome”, informou. João Luís elogiou a Midori Atlântica, que investe na ampliação de sua unidade em Penápolis e pode gerar mais empregos. “São cerca de 10 mil metros quadrados, gerando mais de 50 empregos somente na construção. quando pronto, serão centenas de vagas para os penapolenses”, destacou João Luís. Ele avalia que a geração de emprego é muito importante para a comunidade, mas ressalta que antes de tudo é preciso qualificar para empregar. Neste aspecto, a Secretaria de Desenvolvimentos, Trabalho e Turismo tem colocado em prática diversos cursos para atender o mercado local, como ocorreu no ano passado, quando o curso de pesponto e corte de calçados teve diversos alunos empregados nas empresas de calçados de Penápolis e da região.

Saúde
A saúde de Penápolis foi bastante questionada, especialmente o Pronto Socorro Municipal que, pela falta de médicos, tem registrado um grande número de reclamações. Baseado em levantamento dos próprios médicos, o prefeito relatou que a maioria dos procedimentos naquele local poderiam ser realizados nas unidades básicas. “Vamos realizar concurso público para contratar médicos plantonistas do Pronto Socorro, além de investir nas unidades básicas para que a população tenha o atendimento que merece”, explicou. Ao ser questionado sobre o tempo necessário para resolver o problema da saúde no município, João Luís relatou que essa dificuldade não é local, mas é vivida pela maioria dos municípios brasileiros e até no Exterior. “Temos dificuldades para encontrar médicos em algumas especialidades, A maioria que ser especialista naquilo que dá mais dinheiro e com isso é difícil encontrar profissionais comprometidos com a saúde pública”, lamentou o prefeito, reiterando que continuará buscando soluções para o problema vivido pelos penapolenses no Pronto Socorro ou na Santa Casa. “Existem várias sugestões como a co-gestão, parceria com Hospital de Base, entre outras que estamos estudando, mas que precisaremos do apoio de todos, inclusive do Legislativo, para serem concretizadas.” O prefeito João Luís, na medida do possível e pelo tempo disponibilizado pela Câmara, conseguiu responder a maioria das perguntas dirigidas a ele pelos vereadores. Comentou ainda sobre um projeto importante – de choque – para resolver o problema do lixo depositado na periferia da cidade, incluindo a contratação, pelo Daep, de uma equipe responsável pelas unidades do “Eco Ponto”, além de punição através das leis municipais e ambientais aos que não atenderem as propostas de efetivar o descarte do lixo de forma correta, para não prejudicar o meio ambiente e  as áreas próximas ao ribeirão Lajeado, local que o Daep faz a coleta de água a ser distribuída para a população. Guarda Municipal, casas populares, programa Minha Casa, Minha Vida, Instituto Federal de Educação. Fatec, Concurso Público na Prefeitura, novo Parque industrial e dívidas do passado também foram assuntos discutidos pelo prefeito João Luís dos Santos, durante sua participação na primeira sessão legislativa de 2011. Ao final, agradeceu a oportunidade de poder informar aos vereadores e também para a população,através dos meios de comunicação, o programa de metas, que vai conduzir os investimentos em todos os setores da administração municipal. “As metas são metas e todas não serão alcançadas, Mesmo assim vamos trabalhar para realizarmos o maior número possível de projetos”, disse o prefeito. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade