Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/03/2014

Prefeita de Alto Alegre defende “Programa Melhor Caminho” em estradas municipais

Divulgação
Detalhes Notícia
Secretária Estadual de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi (esq.), recebe solicitações da Prefeita Helena Berto

O Programa Melhor Caminho, destinado à elaboração de convênios entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo e prefeituras municipais para a execução de obras de recuperação de estradas rurais de terra foi defendido pela prefeita Helena Berto Tomazini Sorroche em meados de fevereiro. A prefeita Helena Berto solicitou audiência e foi recebida pela titular da pasta, Mônika Bergamaschi, no último dia 19 de fevereiro, quando tratou sobre a liberação do Programa nas estradas municipais. Como a secretária solicitou que fosse verificada a possibilidade de alguma Parceria Público-Privada (PPP), Helena Berto entrou em contato com a usina Clealco Açúcar e Álcool S.A., empresa que transporta parte de sua produção pelas estradas reivindicadas no programa. O Grupo Clealco, através do diretor-executivo José Antônio Bassetto Júnior, respondeu que concorda plenamente com a proposta de parceria, tendo a certeza de que ela contribuirá, no contexto social, para o desenvolvimento regional. Após a resposta da Clealco, Helena Berto protocolou Ofício na Secretaria, propondo a parceria. Segundo ela, a finalidade é viabilizar a inclusão de três estradas (AAG-173, AAG-246 e AAG-481) do município nesse programa, justificando a parceria (PPP) oferecida pela Clealco que busca melhorar as condições de logística para a colheita e transporte da cana-de-açúcar, bem como, aumentar a conservação das estradas municipais. “Agora é aguardar uma resposta favorável da secretaria”, disse a prefeita, esperançosa que o pedido seja aceito e o programa liberado em breve.

Programa
Segundo Helena Berto, o projeto do Programa “Melhor Caminho” prevê readequação das plataformas das estradas rurais de terra, com ou sem a elevação e implantação de sistema de drenagem superficial eficiente. Além disso, dotará os pontos de sangra da estrada com estruturas que evitem a ocorrência de processos erosivos nas propriedades lindeiras, como terraços ou bacias de captação, favorecendo a infiltração das águas pluviais e a recarga do lençol freático. Com isso, as estradas rurais terão boas condições operacionais e de conforto, além de segurança e trafegabilidade aos usuários e preservação dos recursos naturais. Por outro lado, ocorrerão reduções dos custos dos transportes dos insumos, da produção agrícola, de conservação e prolongamento da vida útil da estrada.

(Comunicação/Prefeitura Alto Alegre)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade