Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/05/2011

Precaução: População deve estar atenta a cédulas oriundas de furtos

Divulgação
Detalhes Notícia
Vários caixas eletrônicos já possuem o novo sistema que despeja tinta vermelha nas cédulas ao ser destruído em tentativa de roubo

DA REPORTAGEM

A onda de ataques a caixas eletrônicos no estado de São Paulo começa a refletir diretamente aos consumidores e para as pessoas que realizam grande movimentação em dinheiro durante o dia. As cédulas de Real manchadas com tinta de cor rosa, que estão aparecendo no mercado, têm preocupado a população. Elas são oriundas de furtos a caixas eletrônicos e são marcadas justamente para evitar a circulação após um roubo. Quando o equipamento é destruído um dispositivo despeja tinta rosa nas notas. Doze mil caixas eletrônicos espalhados pelo país já possuem este sistema de segurança, que tem sido cada vez mais procurado pelas agências bancárias com objetivo de inibir os ladrões para estas práticas. Os ataques a caixas eletrônicos se intensificaram desde abril. Somente na região metropolitana de São Paulo já foram registrados 45 casos, quase um por dia. Felizmente em Penápolis nenhum caso foi registrado até o momento, de acordo com uma estatística divulgada pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Normalmente, quando os bandidos tentam abrir o caixa eletrônico, são utilizadas bananas de dinamite, com a explosão o equipamento se abre fazendo com que o dispositivo despeje a tinta, irremovível, imediatamente sobre as notas. Em nota divulgada na semana passada o Banco Central informou que toda cédula que contiver manchas, rabiscos, símbolos ou desenhos deve ser depositada ou trocada em estabelecimento bancário. "A população e o comércio devem recusar notas do Real marcadas". Segundo o Sincomércio - Sindicato do Comércio Varejista de Penápolis - os comerciantes devem recusar as notas e orientar o cliente para que procure a agência bancária para efetuar a troca da cédula, o mesmo procedimento deve ser adotado pelos consumidores. A do lar Maria Aparecida Bueno, 49 anos, diz já estar atenta para este tipo de situação. “Já vi matérias sobre o assunto na televisão e estou atenta, mas tenho medo de encontrar alguma nota dessas e ser tratada de forma preconceituosa, afinal fica difícil você provar que apenas recebeu de outra pessoa ou até mesmo do banco”, comentou. Ao efetuar a troca a polícia será avisada do caso, mas o dono do dinheiro não deve se preocupar, pois se trata apenas de um procedimento normal do Banco Central. Com a confirmação da autenticidade da nota apresentada o valor será restituído pelo BC, garantindo que o cidadão não tenha prejuízos. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade