Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/02/2010

Precaução: Obras da Prefeitura diminuíram problemas com enchentes

Desde 2005, a Prefeitura de Penápolis vem executando uma série de obras e intervenções que diminuíram de forma significativa problemas com enchentes em diversos pontos da cidade. Segundo o Prefeito João Luís, os investimentos da Prefeitura de Penápolis, seja com recursos próprios ou parcerias com o Governo Federal ou o Governo do Estado, são os maiores nos últimos 20 anos, permitindo ações concretas de combate aos efeitos noviços das enchentes. “Infelizmente, administrações anteriores não se atentaram adequadamente para essa questão, mas estamos fazendo a nossa parte e continuaremos na busca de recursos para melhorar a drenagem urbana da cidade”, disse o prefeito. Com o avanço da pavimentação de diversos bairros da cidade, o solo tornou-se mais impermeável, aumentando os riscos de enchentes. Por isso, a Prefeitura de Penápolis tem procurado expandir a rede de galerias de águas pluviais. Os danos das enchentes foram pequenos, comparados com os estragos de 2005 e comparados com os estragos ocorridos em 2010 nas cidades da região. “O ponto crucial, muito reclamado até 2004, era a galeria ao lado da Rodoviária Municipal, em que cada chuva, além dos transtornos aos usuários da rodoviária, aos moradores e aos comerciantes, trazia danos à malha asfáltica no local. O investimento na troca da antiga tubulação, que estava totalmente danificada, melhorou substancialmente o fluxo das águas pluviais naquela região”, comentou João Luís. Para o secretário municipal de Obras, Francisco Gomes Garcia, as galerias que foram construídas na Avenida Adolfo Hecht, nos bairros Rosa Alberton, Jardim Tropical, Pereirinha, Haroldo Camilo, Santa Leonor, Estrada do Mineiro representaram um aumento significativo na captação das águas das chuvas e melhorou bastante a qualidade de vida da população.

Opinião
Na opinião do morador José Guilherme Torres, do Rosa Alberton, a vida mudou para melhor. “Antes, em época de chuva, se eu estava em casa não saía, e se estava fora de casa não conseguia voltar. Tinha que deixar a moto na casa de meu pai, no Jardim Pevi, e ir para casa a pé. Agradeço ao Prefeito João Luís por essa obra aqui no bairro”, falou. O mesmo problema de Torres foi enfrentado pelo morador Eduardo Macedo, no Pereirinha. “Hoje até parece um sonho. Antes, cada chuva era um pesadelo para toda minha família. Não era possível nem sair a pé, o carro ficava na garagem. Agradecemos a Prefeitura pela iniciativa”, declarou. Já o diretor presidente do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Lourival Rodrigues dos Santos, ressaltou outra obra importante da Prefeitura e do Daep, que foi a limpeza do Córrego Santa Leonor, permitindo a absorção de maior quantidade das águas das chuvas. “Se não houvesse feito a limpeza, sem dúvida alguma os alagamentos naquela região da cidade seriam bem maiores”, avaliou Lourival.

Plano Municipal
O Prefeito João Luís assinou nessa semana convênio com o FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) para a formatação técnica de um Plano Municipal de Drenagem Urbana, cujas diretrizes apontarão as obras e intervenções urbanas necessárias para minimizar os efeitos das chuvas e diminuição de enchentes na cidade. “Trata-se de uma grande conquista para Penápolis. A partir deste Plano Municipal, que será elaborado em 2010, teremos um instrumento muito forte para pleitear e conquistar recursos junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal”, concluiu João Luís. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade